Coordenadoria de Recursos Humanos

A A A Tamanho do texto

Coordenadoria de Recursos Humanos lança Cartilha atualizada sobre Aposentadoria

30 de julho de 2021

 

A cartilha “Aposentando: a caminho da aposentadoria” traz conteúdo atualizado sobre o cenário atual da aposentadoria do servidor público no âmbito do Estado de São Paulo, sendo a sua 3ª edição atualizada, considerando a recente Reforma da Previdência com as edições da Emenda Constitucional Estadual nº 49/2020 e da Lei Complementar Estadual nº 1.354/2020.

 

A publicação faz parte da série Cartilhas Temáticas da Coordenadoria de Recursos Humanos - CRH, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES/SP, que tem por objetivo a disseminação do conhecimento sobre assuntos diversos da área de Recursos Humanos.

 

O tema aposentadoria desperta bastante interesse, considerando que no processo profissional de um trabalhador é esperado que alcance a fase de aposentadoria, e no servidor público esse assunto denota grande interesse considerando que hoje a SES tem *41,83% servidores em fase de pré-aposentadoria - 25 anos ou mais de tempo de serviço, sendo que destes, 63% tem 55 anos de idade ou mais.

 

A cartilha atende tanto profissionais da área de administração de pessoal que podem consultar a publicação sobre as reformas ocorridas nos últimos anos visando a execução dos processos burocráticos, bem como ao próprio servidor que busca informações atualizadas sobre o processo para alcançar a aposentadoria.

 

A publicação desde sua primeira edição é subdividida em tema  1 e 2, sendo o tema 1 responsável por apresentar ao leitor – servidor ou profissional da área de RH, processos e fluxos internos necessários para a efetivação da aposentadoria, ou seja, o trato com o trabalhador enquanto está trabalhando ou na ativa.

 

Já o tema 2 refere-se ao Sistema de Gestão Previdenciário, sendo a  São Paulo Previdência – SPPREV, a gestora única do regime próprio de previdência do Estado e o órgão que dará continuidade ao trabalho executado pelo serviço de pessoal referente aos processos do servidor depois de aposentado ou inativo. 

 

A cartilha “Aposentando: a caminho da aposentadoria – Tema 1”, publicada em maio de 2021 é de distribuição gratuita e consta em versão E-book, disponível aqui.

 

 


*Fonte: Dashboard de Informações Gerenciais - CRH SES/SP, referência maio/2021 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado