Coordenadoria de Recursos Humanos

Compartilhando Experiências: Desafio da Enfermagem no Treinamento em Terapia Renal

15 de junho de 2022

O Projeto “Desafio da Enfermagem no Treinamento em Terapia Renal na pandemia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP Substitutiva” foi classificado como “Destaque da Enfermagem no enfrentamento à Covid-19 na SES/SP”, no eixo Educação Em Saúde.

A Boa Prática, desenvolvida no Instituto Central do HCFMUSP, diz respeito a um treinamento específico de Terapia Renal Substitutiva - TRS para 83 profissionais de Enfermagem, contratados para atender ao aumento  da demanda de pacientes que apresentaram disfunções renais em razão da Covid-19.

Este treinamento durou dois meses, e foi ministrado pelos enfermeiros do próprio serviço de diálise. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2020, foram realizados em média 784 procedimentos de TRS (Hemodiálise, hemodiafiltração, SLED entre outras). Em maio de 2020, a média subiu para 1667 procedimentos.

Os profissionais apresentaram um desenvolvimento satisfatório e demonstraram interesse em adquirir novos conhecimentos, o que refletiu positivamente nos resultados da assistência de enfermagem.

Clique aqui para mais informações desta Boa Prática.

Prêmio Destaque da Enfermagem

O Prêmio “Destaque da Enfermagem no enfrentamento à Covid-19 na SES-SP” é uma homenagem aos profissionais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que atuaram na linha de frente durante a Pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, no período de março de 2020 a dezembro de 2021.

Durante a pandemia, a Assistência protagonizou o cuidado aos pacientes acometidos pela Covid-19, inclusive no desenvolvimento de ações efetivas ao combate do Novo Coronavírus. As iniciativas impactaram tanto na rotina de atendimento, quanto na humanização do tratamento, o que motivou o reconhecimento esses profissionais.

As equipes inscreveram seus projetos por meio de formulário eletrônico, disponível no site da Coordenadoria de Recursos Humanos - CRH, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022. Após o encerramento do período de inscrições, todos os projetos passaram por uma Comissão Avaliadora, composta por profissionais de instituições parceiras.