Coordenadoria de Recursos Humanos

A A A Tamanho do texto

CEFOR–ETSUS/SP

25 de maio de 2022

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES/SP mantém cinco Centros Formadores de Pessoal Para a Saúde - CEFOR, que são vinculados à Coordenadoria de Recursos Humanos. As unidades estão localizadas nos municípios de São Paulo, Araraquara, Assis, Franco da Rocha e Pariquera-Açu.

 

Esses CEFOR atuam, entre outras funções, como Escolas Técnicas para formar trabalhadores para o Sistema Único de Saúde - SUS/SP.  Promovem tanto a capacitação dos servidores vinculados à SES/SP, como a profissionalização de pessoas que desejam fazer parte da pasta.

 

Sobre o CEFOR–ETSUS/SP Araraquara

 

O Centro Formador possui uma Escola Técnica em Araraquara - ETSUS/SP, que atende as regiões dos Departamentos Regionais de Saúde de Araraquara - DRS III, Franca - DRS VIII, Ribeirão Preto - DRS XIII, Barretos - DRS V e São José do Rio Preto - DRS VX.

 

Em seus 32 anos de funcionamento, a ETSUS/SP  Araraquara tornou-se referencial em Educação Profissional Técnica de Nível Médio para os trabalhadores do SUS, Departamentos Regionais de Saúde, Gestores Municipais e para as Universidades parceiras da área de abrangência;  até os dias atuais, formou 15.251 alunos.

 

Desde o início da pandemia, a equipe deste CEFOR desenvolveu propostas de acolhimento, apoio, orientações e suporte para os egressos de cursos técnicos, por meio dos grupos de alunos e docentes (profissionais inseridos no SUS) dos bancos de dados da secretaria escolar e dos grupos de WhatsApp, com a finalidade de estreitar distâncias. Também forneceu informações sobre procedimentos e cuidados relativos ao novo coronavírus para os municípios da área de abrangência, por meio eletrônico.

 

A Escola tem como docentes e discentes os profissionais inseridos nos SUS, e estabelece como eixo pedagógico a integração ensino - serviço de saúde - comunidade. As diretrizes curriculares são definidas por órgãos nacionais, estaduais e municipais, respeitando as peculiaridades dos territórios e possibilitando a implantação de Classes Descentralizadas.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado