Coordenadoria de Recursos Humanos

A A A Tamanho do texto

Alunos do curso de Especialização em Gestão de Pessoas em Saúde participam de aula sobre Diversidade

19 de julho de 2021

 

Os alunos do primeiro curso de Especialização da Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) retornaram das férias escolares na última sexta-feira, 16 de julho e participaram de aula dentro do componente curricular Gestão de Mudanças sobre diversidade.

 

O curso oferecido aos profissionais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) tem como objetivo  desenvolver competências em Gestão Estratégica de Pessoas na área da Saúde e o tema diversidade tem grande relevância e importância considerando que o serviço público é um grande agente de transformação de RH, principalmente pelo acesso dos servidores ao cargo ou função, que se dá por meio de concurso público e não por entrevistas como normalmente acontece na iniciativa privada.

 

O tema diversidade vem sendo discutido na Secretaria da Saúde em diversos contextos, observado que cada vez mais se faz necessário agregar ao trabalho pessoas diversas com visões e perspectivas diferentes, oportunizando a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais propiciando a melhora dos resultados oferecido a população no tocante aos serviços de saúde.

 

Os conteúdos programáticos abordados no componente Gestão de Mudança buscam preparar, instrumentalizar e apoiar os alunos, quando da prática de seu trabalho, para a adoção de mudanças na instituição, a partir da compreensão de que a mudança esperada tende a focar nas pessoas, respeitando crenças, valores e contexto cultural.

 

Os alunos retomam as aulas sobre o assunto em novembro, observando que neste interstício de tempo terão aulas referentes aos componentes curriculares: Gestão Intrapessoal, Gestão Interpessoal e Metodologia de Pesquisa.

 

A turma já concluiu as aulas referente a Gestão Estratégica que abordou os princípios da Administração Pública, o SUS e os conceitos da Ética como característica intrínseca do ser humano, sua aplicabilidade no ambiente de trabalho, a qual vem sendo tratada de forma transversal nos demais componentes curriculares.

 

Acompanhe a programação do curso aqui.

 

Primeiro Curso de Especialização em Gestão de Pessoas em Saúde

 

A Coordenadoria de Recursos Humanos, por meio do Centro de Formação de Recursos Humanos Para o SUS/SP "Dr. Antônio Guilherme de Souza" (CEFOR), o qual foi credenciado como Escola Superior em agosto de 2017, realiza o primeiro curso de Especialização em Gestão de Pessoas em Saúde.

 

O curso visa especializar profissionais das diversas áreas do conhecimento, para que possam atuar de forma inovadora, humanizada e que sejam capazes de compreender, aplicar e disseminar de forma contínua e permanente as novas abordagens na área de Gestão de Pessoas em Saúde, a qual tem sido abordada no contexto da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo através da Política de Gestão de Pessoas, a partir dos eixos: Sistema de Trabalho, Capacitação e Bem-estar, Saúde e Qualidade de Vida.

 

Os participantes do curso são profissionais de nível superior e com experiência na área de gestão de pessoas, que ao final do curso espera-se que como especialista, desenvolva visão sistêmica e estratégica de gestão de pessoas em saúde, com competências para subsidiar tomadas de decisão no âmbito da SES-SP, além de desenvolver capacidade de implementar práticas criativas e inovadoras alinhadas às tendências de gestão de pessoas em saúde fortalecendo a Política de Gestão de Pessoas da CRH SES-SP, bem como o Sistema Único de Saúde.

 

A grade curricular do curso está estrutura em cinco componentes: Gestão Estratégica; Gestão Intrapessoal; Gestão interpessoal; Gestão de Mudanças e Metodologia de Pesquisa, e vem sendo desenvolvida em formato híbrido – aulas remotas e presenciais, as sextas-feiras.

 

Para que o aluno obtenha o título de especialista elaborará na Metodologia de Pesquisa um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que poderá ser desenvolvido na modalidade de “projeto aplicativo” com tema escolhido em função de seu interesse em se aprofundar ou buscar alternativas para solução de um problema identificado em sua prática profissional.

 

O curso iniciado em março de 2021 será finalizado em maio de 2022, e tem como corpo docente gestores da SES-SP e professores convidados.

 

Assista a aula promovida pelos professores Volnei Pedroso, Paulo Henrique D’Angelo Seixas e Haino Burmester, ex-Coordenadores de Recursos Humanos e Maria Aparecida Novaes, Coordenadora de Recursos Humanos da SES-SP.


Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado