Coordenadoria de Recursos Humanos

80 anos do Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto

11 de março de 2024

No mês de fevereiro, o Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto- HSTRP completou 80 anos, e para marcar esta data, a equipe da diretoria da unidade organizou um grande evento voltado aos servidores e à comunidade.

A cerimônia de abertura foi realizada no dia 15/02, com troca de bandeiras. Nos dias que se sucederam, houve divulgação dos Projetos “Cozinha Terapêutica” e “Santa Natureza”; Jogos de Raciocínio e Mini Vôlei pelo comando do esporte da Secretaria Municipal de Esportes; Caminhada Comemorativa; Projeto Valorização da Beleza; Apresentação de Corais; Rodas de Conversa; Mesas com ex-servidores, entre outras atividades.

As comemorações se estenderam até o dia 29, com uma programação restrita aos servidores do HSTRP e diretores de unidades vinculados à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que contou com a inauguração da sala de informática e com a festa de encerramento.

Rosimeire Eugenio, Diretor técnico II da Gerência de Recursos Humanos do Santa Tereza, contou sobre a organização do evento: "iniciamos a preparação da comemoração no dia 18 de setembro de 2023. Montamos uma comissão onde tivemos as ideias de como faríamos, pois seriam 15 dias. Acabei sendo designada como cerimonialista pela Diretora Claudia. Demos um passo de cada vez".

Rosimeire também compartilhou a experiência dos pacientes no evento: "eu vi a alegria deles em participar e em falar do hospital, foi muito gratificante". Ela encerrou sua fala demonstrando a importância do trabalho realizado pela equipe no que diz respeito à valorização dos servidores "tenho vivenciado o quanto fizemos a diferença na vida das pessoas aqui, por estarmos cuidando de quem cuida".

Como resultado do evento, a equipe do HSTRP lançará uma edição especial do Livro "Memórias do Cotidiano", publicação na qual os participantes do evento poderão registrar as suas experiências.

Sobre o HSTRP

Fundado em 29/02/1944, o HSTRP recebeu os primeiros 20 pacientes que foram transferidos do Hospital Regional de Juquery, e era denominado como o “Hospital Regional de Insanos de Ribeirão Preto”. No final do mesmo ano, a unidade já contava com 500 pacientes internados. Em 1945 foi inaugurada a ala feminina, centralizando o atendimento psiquiátrico da região. No ano de 1967, atingiu um total de 1513 de pacientes internados.

Nesta época, o Hospital era carente de profissionais qualificados, não havia espaço suficiente para acomodar todos os pacientes e a estrutura era considerada precária. A situação passou a ser diferente na década de 80, a partir da aplicação do programa de humanização, de reformas no ambiente e da constituição de equipes multiprofissionais.

O Hospital passou por uma reestruturação em 23/03/2000, recebendo o nome pelo qual o conhecemos hoje. Houve horizontalização de instâncias administrativas, divididas em áreas de apoio, meio e fim. Gerido pela Coordenadoria de Serviços de Saúde (CSS), o hospital realiza atualmente internações de pessoas com transtornos mentais e/ou dependência química, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde.