Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

Sobre o Bepa

 

Histórico
 

Criado em 2004, o Boletim Epidemiológico Paulista (BEPA)  é uma publicação técnico-científica da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) – responsável pelo planejamento e execução das ações de promoção à saúde e prevenção de quaisquer riscos, agravos e doenças nas diversas áreas de abrangência do Sistema Único de Saúde (SUS). 
 

Ao longo de 18 anos foram publicadas 217 edições. Neste período de tempo, o  BEPA se consolidou como um importante veículo para divulgação de artigos científicos originais, normas e informes técnicos detalhados das ações programáticas de vigilância em saúde em âmbito nacional e internacional.
 



Missão 
 

A missão do BEPA é disseminar informações, promover atualização e o aprimoramento técnico-científico dos profissionais e instituições de saúde, além de incentivar a produção e divulgação de trabalhos realizados pelas redes pública e privada de São Paulo e do Brasil. 


 

Conteúdo, periodicidade e idioma
 

Com periodicidade contínua, e publicado seguindo as melhores práticas editoriais, o BEPA tem grande relevância cultural e social, com a publicação – em língua portuguesa e inglesa – de dados epidemiológicos, descrição de ações programáticas, análises de situação de saúde, identificação de agravos não transmissíveis como problema de saúde pública, investigação epidemiológica, vigilância sanitária e ambiental como análise de alimentos, vigilância da qualidade da água, investigação epidemiológica, e documentação de relatos marcantes para a história da saúde pública estadual, nacional e internacional.

 
 

Público-alvo
 

Profissionais, pesquisadores e estudantes de instituições de saúde da rede pública e privada. 


 
 

Política de Acesso Aberto
 

O Boletim Epidemiológico Paulista (BEPA) assume um compromisso com a abertura e o compartilhamento irrestrito do conhecimento científico. Através do modelo de Acesso Aberto, todo o conteúdo da revista é disponibilizado gratuitamente, sem custos para os usuários, promovendo a democratização da informação e impulsionando o progresso científico. Os leitores têm a liberdade de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos para qualquer finalidade legal, respeitando a licença de uso do Creative Commons adotada pela revista.



Essa abordagem de Acesso Aberto segue as diretrizes da Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI). Além disso, o BEPA atende aos critérios de Acesso Aberto estabelecidos pelo Diretório de Revistas de Acesso Aberto (DOAJ), proporcionando acesso público imediato ao seu conteúdo, sem períodos de embargo e sem a necessidade de registro por parte dos usuários.



A revista também opera sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY, permitindo distribuição, remixagem e adaptação da obra, inclusive comercialmente, desde que seja atribuído crédito aos autores pela criação original.


Todos os autores que publicam no BEPA aceitam esses termos de publicação, reforçando o compromisso com a disseminação aberta e colaborativa do conhecimento.

 




Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
 


 

Arquivamento
 

Este periódico utiliza o sistema LOCKSS permitindo arquivamento permanente do BEPA para fins de preservação e restauração.

 

O BEPA também participa da Rede Cariniana – Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - https://cariniana.ibict.br/ - e da organização internacional The Keepers Registry - https://keepers.issn.org/keepers

 

 

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado