Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

História

História Fesima

 

O Fesima foi criado pela Lei nº 10.108, de 08 de maio de 1968 como um Fundo de Investimento para  Educação Sanitária e Imunização em Massa contra Doenças Transmissíveis. O custeio e apoio administrativo do Fesima foi fundamental para conquistas sanitárias no Estado de São Paulo como a erradicação da varíola, cobertura vacinal contra o sarampo e poliomelite, controle da rubéola e outros apoios à programas de vacinação e educação.

A partir de 2009, pela Lei nº 13.867, de 09 de dezembro de 2009, o Fesima é ampliado e passa a ser denominado Fundo Especial de Saúde para Imunização em Massa e Controle de Doenças, aumentando seu apoio para outras áreas junto à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e suas instituições.

Em 2010 – Decreto nº 55.923, de 17 de junho de 2010 – foi criado o GAPS, Grupo de Apoio às Políticas de Prevenção e Proteção à Saúde, órgão vinculado à Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). O GAPS é responsável pela área administrativa que avalia e monitora projetos custeados pelo Fesima.

O GAPS foi responsável por administrar mais de 187 projetos com investimento de mais R$ 59 milhões de reais que incluíram verba para aquisição de insumos e materiais, prestação de serviço e pessoal (etapas).

Dentre esses projetos é possível destacar políticas públicas como: diagnóstico precoce de pessoas vivendo com HIV/Aids – PVHA, sífilis e hepatites, campanhas de vacinação em massa – poliomielite, multivacinação, influenza, contra o vírus HPV, seguimento do sarampo e febre amarela e ações de vigilância em saúde e epidemiologia, inclusive projetos no enfrentamento de novos agravos – como infecção pelo Zika vírus, a febre chikungunya e covid-19.

 

 

História completa:

Um Fundo para a Preservação da Saúde e a Defesa da Vida das Pessoas - artigo especial publicado na edição de dezembro de 2019 do Bepa - Boletim Epidemiológico Paulista 

 

Vacinação Nacional contra a meningite, década de 70.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado