Coordenadoria de Controle de Doenças

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Introdução

Em uma pesquisa rápida, na internet, podemos verificar que a palavra Projeto é definida como um esforço temporário dedicado a criar produtos, serviços ou resultados exclusivos. Se caracteriza por uma sequência lógica de eventos e ações, com início, meio e fim. É conduzido por pessoas, demanda recursos, visa atingir objetivos claros, predefinidos e bem organizados, no que se refere ao período de execução, local, metodologia, custos, insumos, infra estrutura, qualidade e outras condições essenciais. Nesse sentido, quando o assunto é elaborar um projeto entendemos que ter uma ideia é o primeiro passo.

 

O segundo passo é materializála, ou seja, escrever e organizar essa ideia. Cada passo dado é um avanço no processo de construção de um projeto, como um todo, desde a sua concepção até a execução.

 

Além da ideia deve existir também o desejo de suprir necessidades, ajustar situações, dar solução ou contribuir para a resolução de problemas. Ao iniciar a construção do projeto o que se deve ter em mente é a qualidade e organização da informação. Para isso é fundamental que a ideia e os processos para execução estejam bem definidos.

 

Todas as informações e argumentos (como, quando, onde e em quantas etapas as ações propostas acontecerão) devem ter riqueza de detalhes, organização e clareza, tendo em vista que o projeto será submetido a avaliação técnica por profissionais que precisam compreender o conteúdo e a importância do que está sendo proposto ser viabilizado por meio do financiamento.

 

De modo geral, os projetos cumprem minimamente cinco etapas:
i) início, ii) planejamento, iii) execução, iv) monitoramento, v) controle e vi) encerramento.

Tendo todo esse processo em mente, os dados à disposição, o projeto pode ser iniciado. Este guia contém orientações de como organizar as ideias, respondendo questões chave e seguindo o passo a passo.

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