Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Aplicação da Análise de Risco na Gestão Pública da Saúde

O livro "Aplicação da Análise de Risco na Gestão Pública da Saúde", 28ª edição da série Temas em Saúde Coletiva, já está disponível para consulta e download gratuito. 


A publicação aborda a Análise de Risco, um processo estruturado, formado por três componentes - Gestão de Risco, Avaliação de Risco e Comunicação de Risco. Esse método é aplicado em diferentes áreas, para estimar a probabilidade da ocorrência e a magnitude de um efeito nocivo, bem como analisar opções de mitigação do problema, com a participação da sociedade nas decisões. Os capítulos descrevem exemplos de aplicação no controle de diversos tipos de riscos, como, por exemplo, microbiológicos, químicos e radiológicos.


O livro trata desse tema complexo de forma prática e aplicada, fundamentando a tomada de decisões regulamentadoras sob bases técnicas rigorosas e factuais. O objetivo é fornecer subsídios para a compreensão dos fundamentos teóricos do instrumento e suas diversas aplicações, confirmando a sua relevância na prática da Saúde Única, no Brasil e no mundo.

 

A leitura também é direcionada a profissionais da Saúde, sob um vasto elenco de formações profissionais, de agentes e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), de estudantes e de pesquisadores. 

 

Um dos autores que elaboraram um dos 20 capítulos da obra, Marcus Navarro, docente do Instituto Federal da Bahia, fez o registro audiovisual sobre o tema por ele trabalhado, o qual pode ser acessado clicando neste link.

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado