SUCEN - Superintendência de Controle de Endemias

A A A Tamanho do texto

"II FORÚM TÉCNICO SOBRE FEBRE MACULOSA BRASILEIRA (FMB) DA RMSP"

 

RELATÓRIO DO EVENTO

 

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) através da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) e o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE), em pareceria com as Secretarias Municipais de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo (SMS/RMSP) envolvidas na transmissão da FMB, promoveram no dia 20/09/2016 um importante evento técnico & cientifico de relevância para a saúde pública. O evento aconteceu no auditório do Hospital Santa Catarina situado na Avenida Paulista, 200 e teve a participação de mais de 200 profissionais que representaram as instituições envolvidas com o tema.

 

Estiveram presentes especialistas de instituições de referência para saúde pública como o Instituto Adolfo Lutz, o Hospital Emilio Ribas, o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, a Superintendência de Controle de Endemias, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e contou ainda com a presença de representante do Ministério da Saúde.

 

Os temas abordados foram: vigilância epidemiológica da doença no país, no estado e na região, vigilância ambiental, mapeamento das áreas, investigação de casos, procedimentos de campo, além de outros aspectos relevantes como o vetor, a ecologia da doença na região, o componente educativo e uma experiência na organização dos trabalhos em município da região com transmissão da FMB. Todos os temas contribuíram com relevância para a atualização da situação da doença e proporcionaram o incremento de estratégias nos vários aspectos da Febre Maculosa Brasileira na região.

 

O destaque pode ser dado ao documento intitulado "A Febre Maculosa Brasileira na Região Metropolitana de São Paulo", material que foi amplamente discutindo e minuciosamente construído por especialistas desta região a partir de suas experiências locais. O documento foi organizado a partir de várias reuniões técnicas que foram sistematizadas no decorrer de muitos meses de dedicação, resultando neste produto. Publicado no Boletim Epidemiológico Paulista (BEPA), edição nº151 de julho de 2016, o documento servirá ao propósito de apoiar as equipes de saúde municipal e estadual de como conduzir este relevante problema de saúde na região.

 

Fotos do evento

 

       

       

       

       

 

 

Apresentações

Labruna (FMVZ USP)

Eduardo Caldas (MS)  

Ruth (CVE)

Dr. Marcos Vinicius (HER)

Silvia (IAL)

Milena Camara (Município Diadema)

Adriano Pinter (Sucen)

Sandro (SMS/SP)

Cristina Sabbo (Sucen)

Andrea (Município de Santo André)

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado