SUCEN - Superintendência de Controle de Endemias

A A A Tamanho do texto

Sisamob

SUCEN DESENVOLVE TECNOLOGIA PARA COLETA DE DADOS PORTÁTIL.

Com o avanço tecnológico e a necessidade de maior agilidade no processo de coleta de dados de campo das atividades do programa de controle de dengue/arboviroses, a SUCEN desenvolveu uma ferramenta, que permite aos municípios e estado fazer a coleta de dados de forma automática através de dispositivo portátil como celular ou tablet, dispensando o uso de boletim e consequente necessidade de digitação de dados. Isso permite uma maior agilidade na informação e análise dos dados para tomada de decisão. Esse sistema, chamado Sisamob, é integrado á nova versão do sistema SISAWEB – base oficial do Estado de São Paulo para registro das informações de controle de vetores. Essa nova versão vem com mais opções e funcionalidades. Para os municípios que não adquiriram equipamento portátil, toda produçaõ pode ser registrada no sistema através de digitação online. Há duas formas: digitar linha por linha do boletim e por resumo de folha. A o´pção resumo não se aplica à ADL.

O SISAMOB após cerca de um ano de testes, já está disponível para utilização gratuitamente aos municípios. Neste fim do ano de 2017 a SUCEN iniciou treinamento com todos os municípios para a implantação a partir do próximo ano em todo o estado.

Além desta ferramenta, uma preocupação que os técnicos da SUCEN sempre tiveram foi com a análise e interpretação dos dados que subsidie o programa. Desta forma, outra ferramenta integrada com este sistema foi desenvolvida para análise dos dados espacialmente, o SISAMAP. Esta ferramenta permite análise espacial das informações registradas na base de dados para todos os municípios do estado sem a necessidade de conhecimentos na área de georreferenciamento. Criado para auxiliar o gestor a interpretar os dados gerados pelas diversas atividades de controle de vetor executadas e servir como apoio à tomada de decisões, permite a geração de mapas de forma automática e simples, apenas fazendo uso do sistema, com a mesma simplicidade com que se emite um relatório tabular. Além dos mapas o SISAWEB também permite geração de gráficos tornando a análise do gestor mais simples.

Outra ferramenta integrada ao SISAWEB é o MAPEAMENTO DE CASOS DE ARBOVIROSES. Esta ferramenta permite a visualização espacial dos casos de arboviroses no tempo e no espaço, integrando essa informação com os dados do trabalho realizado no Programa de Controle e assim ampliando as opções de analise de dados.

Aqui algumas fotos dos Treinamentos Realizados

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado