SUCEN - superintendencia de Controle de Endemias

A A A Tamanho do texto

EDUCOM SAUDE SP

                                                                   

                         SUPERINTENDENCIA DE CONTROLE DE ENDEMIAS

 

Em 2022 - a última chamada para o curso Educom.Saúde-SP -

 

O projeto denominado “Educom.Saúde-SP” foi inaugurado em 2019 pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, envolvendo uma parceira com a Escola de Comunicação e Artes-ECA/USP e Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação. O projeto tem como escopo a formação de profissionais de saúde em Educomunicação que estão nos municipios paulistas e que executam ações de vigilância e controle das arboviroses ou controle de endemias.

A formação de pessoas com o referencial  da Educomunicação tem favorecido a construção de ações coletivas mui  significativas para a coletividade, envolvendo profissionais da saúde, parceiros de diferentes segmentos sociais e a própria população.

A proposta de ensino proporciona a construção e o aprimoramento do processo de trabalho e incorporação de conceitos e principios da Educomunicação que conduzem a  reflexão sobre o processo de trabalho, uma visão crítica e emancipatória sobre a realidade de saúde no âmbito local e a possibilidade de incorporação de recursos digitais de comunicação nas praticas de educação em saúde.

Até o presente momento foram realizadas tres edições de capacitação, nos anos de  2019, 2020 e 2021, envolvendo  municípios de diferentes portes populacionais.

Para 2022 será oferecida a ultima edição do processo formativo em Educomunicação,  sendo uma rara oportunidade para apropriação de conhecimentos que podem fazer a diferença nas praticas de saúde. Assim estimulamos os profissionais de saúde a não perderem a oportunidade de adquirir conhecimento basico na área.

Outras etapas do projeto estão em andamento,  como a assessoria técnica para apoio, revisão e avaliação dos  projetos  educomunicativos que possibilita aos veteranos um apoio para revisão de projetos e a implementação em seu território, numa linha de integração teórico-pratica do processo educacional.

 

O conteúdo para a capacitação de 2022

1ª) Referenciais teóricos da Educomunicação aplicados ao contexto de epidemias e pandemias (tema introdutório e contextualizado).

2ª) Linguagens da Educomunicação, a partir de exercícios e vivências.

3ª) Desenho de um plano de ação educomunicativo a ser aplicado no espaço municipal.

 

Obs: A plataforma do AVA (online) privilegia uma pedagogia de respeito ao tempo do cursista a partir de um diálogo permanente, de forma a permitir que todos os alunos avancem com segurança e motivação. O curso conta também com tutoria especializada em tempo integral de vigencia da capacitação.

 

EQUIPE DE GESTÃO DO PROJETO EDUCOM.SAÚDE

 

Ismar de Oliveira Soares – ABPEDUCOM – Coordenação Geral

Irma T.R. Neves Ferreira - SUCEN/CCD/SES – Coordenação Pedagógica

Claudemir Edson Viana - NCE/ECA/USP- Assessoria em Educomunicação

Jurema Brasil – ABPEducom – Gestão Administrativa


Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado