SUCEN - Superintendência de Controle de Endemias

A A A Tamanho do texto

Acervo iconográfico do controle de endemias

Acervo iconográfico da Superintendência de Controle de Endemias

 

A iconografia é uma forma de linguagem que se ocupa em estudar e analisar as características estéticas das imagens relacionando com as suas fontes e significados, podendo buscar uma interpretação mais profunda dos objetos e obras de arte, analisando através de um modo interpretativo, o contexto histórico e sociológico da imagem. 

No ano de 2016, a SUCEN promoveu a composição de uma comissão que tinha por finalidade realizar o levantamento do acervo da documentação iconográfica, referente ao controle de endemias no Estado de São Paulo existente na instituição. A busca do material tem ocorrido nos diferentes setores da Autarquia e durante esse processo os encontros da comissão têm sido no sentido de identificação do acervo, catalogação do acervo, avaliação do estado do acervo e necessidade ou não de restauração, bem como o acondicionamento adequado do mesmo. O acervo abriga fundos produzidos e acumulados pela Instituição, por funcionários e servidores que participaram da formulação e execução de políticas públicas de saúde.

O Acervo Iconográfico da SUCEN conta com documentos, entre fotografias, negativos, diapositivos e ilustrações. Porém, a maior parte do acervo diz respeito a ampliações fotográficas e em preto e branco e foram produzidas, principalmente, durante o século XX, referente a campanhas de controle de doenças como a malária, doença de Chagas e esquistossomose.  As ilustrações apresentam-se em papéis de qualidade e acabamento bastante diversificados.  

 

Clique nas imagens para ampliá-las.

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado