Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Cartão Nacional de Saúde - Dúvidas frequentes

Cartão Nacional de Saúde


O cadastramento consiste no processo por meio do qual são identificados os usuários do Sistema Único de Saúde e seus domicílios de residência.


Por meio do cadastro será possível a emissão do Cartão Nacional de Saúde para os usuários e a vinculação de cada usuário ao domicílio de residência, permitindo uma maior eficiência na realização das ações de natureza individual e coletiva desenvolvidas nas áreas de abrangência dos serviços de saúde.

 

O cartão do SUS agiliza a marcação de consultas e exames, o acesso a medicamentos e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde.

 

Dúvidas frequentes

 

CNS de pacientes das operadoras de planos de saúde

 

A ANS, através do Artigo 26 da Resolução Normativa Nº 295 exige que as operadoras de saúde enviem para a ANS a informação do número do Cartão Nacional de Saúde de todos os seus beneficiários, titulares ou dependentes, maiores ou menores de dezoito anos, de planos individuais ou familiares, coletivos empresariais ou coletivos por adesão, a partir de 06 de 05 de junho de 2013.

 

A Resolução Normativa ANS nº 295, de 09/05/2012, pode ser consultada pelo link: http://www.ans.gov.br/component/legislacao/?view=legislacao&task=TextoLei&format=raw&id=MjEwMA== 

 

Lembramos que a Portaria SAS/MS nº 2, de 15/03/2012, define a obrigatoriedade do preenchimento do Cartão Nacional da Saúde (CNS) dos pacientes, inclusive para a produção não financiada pelo SUS.

 

CNS para profissionais solicitantes de Medicamentos Excepcionais

 

Os profissionais solicitantes de Medicamentos Excepcionais que estão demandando a partir de um estabelecimento privado que não presta serviços ao SUS e que não atuam em nenhum outro estabelecimento que presta serviços ao SUS, podem emitir o Cartão Nacional de Saúde (CNS) pelo site do CADWEB/Ministério da Saúde.


O site do CADWEB https://cadastro.sus.gov.br/cadsusweb/login.jsp, sendo que para acessar o aplicativo é necessário informar o CNES do estabelecimento onde o profissional atua (todos os estabelecimentos de saúde devem estar no SCNES), o usuário e senha.


No primeiro acesso, tanto o operador como a senha são cadweb.
Assim que acessar o sistema, sugerimos que o operador e senha sejam alterados.
Caso o estabelecimento tenha algum problema com o operador e senha, deve-se encaminhar e-mail relatando o problema para helpcartao@saude.sp.gov.br

 

Se seu estabelecimento ainda não está cadastrado, o que impossibilita a emissão do CNS do profissional pelo site do CADWEB, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde do município para cadastrar o estabelecimento.

 

Cartão Nacional de Saúde para Recém Nascidos

 

Conforme consta na Portaria 16 de 5 de agosto de 2011 em seu artigo 1º, a Certidão de Nascimento pode ser utilizada como documento para gerar o cartão SUS.
Art. 1º Fica estabelecido que a Declaração de Nascido Vivo (DNV) é considerada documento válido para os procedimentos de cadastramento de usuário no Sistema Cartão Nacional de Saúde (Sistema Cartão).

 

Cartão Nacional de Saúde emitido pelo sistema SIGA (Secretaria do Município de São Paulo)

 

A orientação da SMS.G/SP para todas as suas unidades é, se o usuário já tem um CNS e o apresenta na recepção da unidade, este CNS deve ser cadastrado no SIGA Saúde, que permite a inclusão de CNS válidos, quer tenha sido gerado pelo CADWEB, pelo CNES ou por qualquer outra instância com faixa de números de CNS fornecida pelo Ministério da Saúde.

 

Onde obter o cartão Nacional de Saúde

 

Nas unidades de saúde, é preciso levar documentos para comprovar informações pessoais como: RG, CPF, número de PIS/PASEP (se possível) e comprovante de endereço.

 

 

 

Aplicativos

 

Suporte ao sistemas

 

Datasus - SP
(11) 3291-8988 ou (11) 3291-8990


Cadweb


https://cadastro.sus.gov.br/cadsusweb/login.jsp


Para acessar o Sistema de Cadastramento de CNS, você deverá possuir 
um código de  acesso, um nome de operador e uma senha.
* O código de Acesso é o código CNES de 7 dígitos já enviado ao seu estabelecimento.

 


Primeiro acesso


Código CNES
Operador : 'cadweb'
Senha : 'cadweb'
 

Ao acessar o sistema pela primeira vez, você será obrigado a trocar a senha inicial.

 

Código CNES do estabelecimento
Operador: cadweb
Senha no primeiro acesso: cadweb

 

CadSUS Multiplataforma

 

http://cartaonet.datasus.gov.br/downloadsNovo.asp

 

Links

 

Portal do Cartão Nacional de Saúde

 

http://cartaonet.datasus.gov.br/

 

Pesquisa de Unidades de Saúde no Município de São Paulo

 

http://www9.prefeitura.sp.gov.br/forms/estabelecimentos_saude/index.php

 

Documentos

 

PORTARIA Nº 940

 

A Portaria MS/GM Nº 940 de 28 de Abril de 2011 regulamenta o Sistema Cartão Nacional de Saúde 

 

 

Grupo de Informática em Saúde
Centro de Sistemas SUS
cartaosus@saude.sp.gov.br

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado