Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Alguém desaparece ou é encontrado sem identificação - O que fazer?

O desaparecimento de uma pessoa e/ou a dificuldade para que ela possa ser identificada podem configurar situações presentes no cotidiano de trabalho de profissionais de diferentes áreas do serviço público estadual que lidam, principalmente, com o atendimento ao público.
 Crianças e adolescentes desaparecidos podem estar em situação de maior vulnerabilidade e por estarem se desenvolvendo suas características físicas vão se modificar podendo dificultar sua identificação.


A Comissão Multidisciplinar de Acompanhamento Permanente do Programa 'São Paulo em busca das crianças e dos adolescentes desaparecidos', instituída por meio Decreto Nº 58.074 de 25 de Maio de 2012, elaborou o protocolo de ações 'Alguém desaparece ou é encontrado sem identificação - O que fazer? '


Esse Protocolo de Ações visa auxiliar esses profissionais no sentido de executar um encaminhamento adequado e lembrá-los das instâncias existentes nas quais ela possa buscar mais orientações. O formato como um Check List tem a finalidade de auxiliar o leitor quanto aos procedimentos para informar o desaparecimento de uma pessoa, independentemente de sua idade, e do encontro de alguém sem identificação. 
Esse instrumento pode e deve ser utilizado, também, por profissionais que trabalham em escolas ou faculdades particulares, hospitais ou clínicas particulares, ONGs, empresas, comércio entre outros.


Informar o desaparecimento de alguém bem como o encontro de uma pessoa sem identificação são ações que não devem ser feitas apenas por uma pessoa e somente de uma vez. Quanto mais tentativas, maiores são as chances de ajudarmos uma família que vive a angústia do desaparecimento de um familiar.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado