Regionalização da Saúde é tema da Oficina Macrorregional Presidente Prudente

Secretário Executivo de Saúde participou do evento, que discutiu o projeto e panorama da saúde na região

O Secretário Executivo da Saúde, Sérgio Okane, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Geraldo Reple Sobrinho, e o consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e coordenador do Projeto de Regionalização, Renilson Rehem, participaram nesta terça-feira (16) da Mesa de Abertura da Oficina Macrorregional Presidente Prudente. O evento faz parte do Projeto de Regionalização da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES).

“Precisamos entender todos os problemas para que a gente possa construir algo que possa melhorar a qualidade da saúde que nós oferecemos aos nossos pacientes”, afirmou o Secretário Executivo, Sérgio Okane.

A Oficina Macrorregional Presidente Prudente acontece nos dias 16 e 17 de maio. Nesta terça-feira, ocorreram eventos sobre o Projeto de Regionalização, painéis de diagnóstico da Assistência Primária a Saúde (APS) e apresentação dos problemas assistenciais e de acesso à saúde na região. Na quarta-feira (17), prosseguirão os trabalhos dos grupos para apresentar propostas e relatórios sobre as questões trabalhadas e reapresentação do cronograma de atividades do projeto.

O objetivo do programa é a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços, fazer as filas andarem e reduzir a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento. Atualmente, os municípios aplicam até 40% do seu orçamento na saúde, mas, devido à falta de integração das unidades, muitas vezes o cidadão ainda não tem suas necessidades atendidas. O projeto prevê a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais às necessidades regionais, efetivamente descentralizando o sistema de saúde.

“A regionalização é a completa reestruturação da rede de saúde pública. Vamos identificar quais são os principais problemas de cada região e alterar as métricas de distribuição de recursos. Isso por meio da criação de redes regionais de serviços de saúde que englobam um determinado número de municípios”, apontou o Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Cosems-SP e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre as instituições, para criar, manter e dinamizar redes permanentes entre os quadros funcionais e assegurar a cooperação entre eles.