Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Documento da Linha de Cuidado

O presente documento foi elaborado com o intuito de apresentar a padronização técnica da Linha de Cuidado do Portador de Hipertensão Arterial no SUS do Estado de São Paulo.


Definida a partir das orientações emanadas do Manual de Orientação Clínica da Hipertensão Arterial editado pela SES / SP, essa padronização técnica foi construída para ser utilizada como referência nos processos de estruturação dessa linha de cuidado nas diversas redes regionais de atenção a saúde em construção no estado. Nessa perspectiva, constitui-se em instrumento de gestão do cuidado que deve ser adaptado a cada realidade e periodicamente revisto e atualizado.


O documento apresenta inicialmente o fluxograma assistencial que retrata o itinerário diagnóstico e terapêutico a ser percorrido pelo usuário no sistema e cuja leitura prévia, favorece o entendimento das planilhas sínteses que expressam a organização do cuidado à saúde pretendida. Essas planilhas descrevem por tipo de unidade do sistema (unidade básica de saúde; unidade de atenção especializada de média complexidade; unidade de atenção especializada de alta complexidade) as principais ações e atividades a serem desenvolvidas bem como os profissionais e os recursos necessários para que elas se concretizem. São também apresentados instrumentos de gestão do cuidado que podem ser utilizados em cada momento do processo assistencial.


Buscando facilitar o entendimento e ao mesmo tempo oferecer o necessário detalhamento referente a um conjunto de aspectos abordados, vários conteúdos são apresentados através de encartes na versão em papel ou através de hiperlinks, na versão digital.


Deve ser destacado que esse documento foi elaborado visando contribuir com os profissionais e gestores de saúde diretamente envolvidos com a atenção ao portador de Hipertensão Arterial e deve ser utilizado como mais um instrumento de gestão do cuidado em saúde, na perspectiva de ofertar através do SUS, serviços e ações de saúde cada vez mais qualificados.


Ciente das inovações propostas e entendendo como de sua responsabilidade o desenvolvimento de processos permanentes voltados à qualificação do cuidado em saúde ofertado pelo SUS em nosso estado, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está disponibilizando através de seu site, um canal para o envio de contribuições que venham a aprimorar esse documento.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado