Hospital estadual promove gincana ambiental e ganha prêmio de "Amigo do Meio Ambiente"

Evento de premiação aconteceu nesta quarta-feira, dia 14 de setembro, no Hospital Sírio-Libanês

Engajar funcionários e colaboradores em prol de ações sustentáveis dentro de um ambiente hospitalar. Foi com esse projeto que o Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba se tornou um dos ganhadores do prêmio "Amigo do Meio Ambiente" 2016, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo a organizações de saúde que compõem o SUS (Sistema Único de Saúde). O evento de premiação ocorreu nesta quarta-feira, dia 14 de setembro, no Hospital Sírio-Libanês, durante o IX Seminário Hospitais Saudáveis.

A ação premiada consistia em duas frentes: a primeira, voltada ao desenvolvimento e implantação de um programa de recolhimento de pilhas para reciclagem; e a segunda, a realização de uma gincana ambiental com funcionários que, durante dois meses, tiveram que colocar em prática ações sustentáveis, como reciclagem de materiais, doação de sangue, plantação de mudas de árvores, entre outras, que eram trocadas por pontos, que variavam de 0,5 a 30. O grupo que atingisse a maior pontuação ganharia a gincana e alguns prêmios concedidos pela organização social "Santa Marcelina", que administra a unidade.

Ao final do projeto, o Hospital atingiu a marca de 13.098 pilhas recolhidas e encaminhadas para o descarte correto, 109 kg de latas de alumínio destinadas para a reciclagem, seis árvores plantadas, sem contar as doações de sangue realizadas.

Além do Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba, outras 14 organizações sociais de saúde, de todo o Brasil, foram premiadas por ações sustentáveis voltadas à reciclagem de materiais, reciclagem de resíduos, mobilidade, melhorias no gerenciamento de resíduos em serviços de saúde, educação e gestão ambiental para os colaboradores e a comunidade, plantio de árvores, tratamento de efluentes, economia no uso de água e energia elétrica, gerenciamento de resíduos perigosos, eliminação do uso de mercúrio e outras substâncias nocivas, etc (segue a lista de vencedores abaixo).

"O conceito de sustentabilidade é muito mais amplo do que colocar em prática ações de preservação ambiental. Ser sustentável é implementar e desenvolver projetos efetivos, a curto, longo e médio prazo, que alinhem responsabilidade social ao cuidado e respeito com o meio ambiente. E é esse o principal objetivo deste prêmio, valorizar as ações desenvolvidas por organizações de saúde que atendam o SUS para que elas sejam propagadas e sirvam de exemplo e inspiração para outras unidades hospitalares", diz David Uip, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Unidades de saúde ganhadoras do prêmio "Amigo do Meio Ambiente" 2016

AME Santo André
Associação Congregação de Santa Catarina
Associação Saúde da Família