Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde promove mutirão de mamografia para 850 mulheres na Arena Corinthians

Carreta do programa 'Mulheres de Peito' chega pela segunda vez ao 'Itaquerão' para ressaltar a importância da prevenção do câncer de mama

 

A Secretaria de Estado da Saúde e o Sport Clube Corinthians Paulista realizam, pela segunda vez, um mutirão de mamografia no estádio do time, com o intuito de disseminar a importância do exame preventivo para rastreamento do câncer de mama.
 

Entre os dias 17 e 29 de outubro, a carreta-itinerante do programa estadual "Mulheres de Peito" permanecerá estacionada na Arena Corinthians ofertando mamografia e ultrassonografia gratuitamente. O serviço funcionará das 9h às 18h, e a expectativa de atendimento é de aproximadamente 850 mulheres.
 

O mutirão integra a campanha "Corinthians é Preto e Branco, Outubro Rosa", iniciada em 2015. Para participar, é necessário se inscrever pelo site www.outubrorosasccp.com.br. Caso o número de interessadas seja superior ao de capacidade de atendimento, será realizado um sorteio.
 

As inscritas que se enquadrarem em grupo de risco, ou seja, aquelas que identificaram alterações nos seios e/ou possuem histórico familiar de câncer de mama ou ovário, terão atendimento prioritário. Outros critérios adotados para a seleção das demais participantes abrangem tempo de realização da última mamografia superior a um ano -, ordem de inscrição e residência nas proximidades do "Itaquerão".

Mulheres com idade entre 40 e 50 anos, além de efetuar a inscrição pelo site, necessitam de prescrição médica para serem atendidas. As que estiverem nessa faixa etária, identificaram alterações na mama e não possuem a prescrição, serão atendidas por especialistas do Santa Marcelina de Itaquera que atuarão voluntariamente na carreta, que poderão fazer a triagem e o encaminhamento para a realização da mamografia no próprio local, se necessário.
 

A Secretaria mobilizará por dia cerca de 12 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e agentes administrativos para obter qualidade no serviço prestado em todo o período.
 

Nas dependências da Arena, as pacientes serão recepcionadas pela equipe de voluntariado do Santa Marcelina de Itaquera, com orientações sobre o funcionamento da campanha e intervenções educativas como a "Mama Amiga", que ensina as mulheres a reconhecerem em si os sinais do câncer de mama.
 

A carreta estará instalada no estacionamento do estádio, com acesso pelos portões J e K, do setor leste.


 

0800
 

Além da carreta-móvel, a Secretaria de Estado da Saúde oferece um callcenter para agendamento de mamografias por meio do "Mulheres de peito".
 

Aniversariantes do mês de outubro, com idade entre 50 e 69 anos, e que e nasceram em ano par, podem realizar os exames de forma gratuita e sem a necessidade de pedido médico. A agenda também está disponível para aquelas que nasceram em ano ímpar e realizaram a última mamografia há mais de dois anos.
 

Para agendar o exame, basta ligar para 0800-779-0000. No momento da ligação, que pode ser efetuada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, é importante tera em mãos dados como número do cartão SUS, endereço, telefone, data de nascimento e nome completo dos pais.
 

No próximo mês, as aniversariantes de novembro poderão contatar o serviço telefônico para agendar o exame.
 

Para as mulheres que se enquadram no perfil do programa, o agendamento é feito em um dos 300 serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) que possuem o equipamento necessário, no local mais próximo da residência da paciente.
 

A previsão é que a mamografia seja realizada ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, 45 dias após a solicitação. Se houver alterações no exame ou forem detectadas suspeitas de câncer, os casos são encaminhados a um serviço de referência no SUS, para avaliações complementares e acompanhamentos ou tratamentos, caso necessário.
 

Desde o início deste ano até o final de setembro, foram agendadas 10.043 mil mamografias em todo o Estado por meio do 0800.
 

O exame de mamografia mediante encaminhamento médico está disponível na rotina da rede pública de saúde em todo o país e independe do mês de aniversário.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado