Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP realiza campanha com mil testes para detecção de hepatites B e C

Ação, que integra o "Julho Amarelo", será realizada na próxima segunda-feira, dia 25, na Avenida Paulista

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realiza na próxima segunda-feira, 25 de julho, testes gratuitos para detecção das hepatites virais B e C. A ação, que integra a campanha "Julho Amarelo" de prevenção, diagnóstico e tratamento de hepatites virais, ocorrerá na Casa das Rosas, na avenida Paulista, das 10 às 16h.
 

Na ocasião, serão ofertados mil testes rápidos para detecção das doenças. Os resultados que derem positivo serão encaminhados para acompanhamento médico imediato. O evento está sendo organizado em parceria com os Programas Estaduais de Hepatites Virais e de DST-HIV/Aids e com a Sociedade Brasileira de Infectologia.
 

Causadas por diferentes tipos de vírus, as hepatites virais B e C, em geral, são assintomáticas e, se não tratadas, podem evoluir para cirrose hepática e câncer de fígado.
 

"Desde 2000, o Estado de São Paulo já registrou cerca de 70 mil casos de hepatite C e 40 mil casos de hepatite B. Porém, estima-se que existam cerca de 420 mil casos de hepatite C e 80 mil casos de hepatite B não registrados. Por isso, é muito importante que as pessoas realizem os testes para saber se estão infectadas pelo vírus. O diagnóstico precoce das doenças é fundamental para ampliar a eficácia do tratamento", diz Sirlene Caminada, diretora do Programa Estadual de Hepatites Virais.
 

Entre as medidas indicadas para prevenção às hepatites virais B e C estão: não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, agulhas, equipamentos para confecção de tatuagem e colocação de piercings; usar camisinha nas relações sexuais, realizar exames de pré-natal e, no caso específico da hepatite B, tomar a vacina, que está disponível na rede pública para grupos considerados prioritários.
 

Os testes rápidos para hepatites B e C também são ofertados, gratuitamente, nos Centros de Testagem e Aconselhamento espalhados pelo Estado. Os endereços para acesso estão disponíveis pelo site www.crt.saude.sp.gov.br.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado