Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde do idoso requer atenção redobrada no inverno

Doenças de vias respiratórias e hipotermia são os principais riscos

 

Resfriado, gripe, rinite e sinusite são algumas das doenças mais comuns durante o inverno. É preciso ter cuidados redobrados nesta época do ano, principalmente com os idosos (veja cuidados abaixo).
 

"Os idosos são, por natureza, mais frágeis, têm a imunidade mais baixa, reservas funcionais mais baixas e menor capacidade de regular a temperatura corporal. Por isso é preciso ter uma atenção maior com eles para prevenir infecções que são comuns nesta época do ano", afirma Marcelo Navalho Rodrigues da Cruz, geriatra do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Idoso, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), no bairro da Lapa.
 

As doenças de vias respiratórias são as mais comuns nesta época do ano já que, devido às baixas temperaturas, as pessoas tendem a se aglomerar em locais fechados, fazendo com que o ar não circule. "Os idosos fazem parte do grupo de risco, por isso precisam estar sempre com a vacinação em dia. É importante que eles tomem a vacina da influenza anualmente e a antipneumocócica a cada cinco anos", reforça o geriatra.
 

Além das infecções, um dos principais riscos para os idosos é a hipotermia, que acontece quando a temperatura basal fica abaixo dos 35ºC e o corpo não consegue gerar calor. O especialista explica que nos mais jovens a temperatura corporal fica em torno dos 36,5ºC, enquanto nos idosos 35,5ºC passa a ser considerado normal. "Os sintomas clássicos da hipotermia incluem calafrios, pele fria e pálida, pulsação lenta, dificuldade na respiração e lentidão nos movimentos, mas nem sempre esses sintomas estão presentes no idoso, por isso pode ser mais difícil reconhecer a hipotermia em pessoas mais velhas", lembra o médico.
 

"Quando se identifica a hipotermia, o ideal é agasalhar e aquecer o idoso e levá-lo imediatamente ao hospital devido ao risco elevado de arritmia, infarto e AVC, ou pelo fato da hipotermia poder representar o primeiro sinal de uma infecção", explica Navalho. O geriatra alerta ainda para o fato de que no inverno aumenta a incidência de infartos e AVC justamente por conta das baixas temperaturas.
 

 

Confira dicas para cuidar da saúde do idoso no inverno:
 

  • Acompanhamento médico regular: doenças como hipertensão, diabetes e demais doenças crônicas devem estar sempre bem compensadas e ser acompanhadas de perto;
     
  • Imunização: a carteira de vacinação do idoso deve estar sempre em dia;
     
  • Estar sempre bem agasalhado e aquecido. É importante lavar agasalhos e cobertores antes de usá-los devido ao pó e ácaros que se acumulam nas roupas;
     
  • Evitar locais muito aglomerados e fechados e manter os ambientes sempre ventilados;
     
  • Manter uma alimentação saudável e balanceada, evitando o aumento de consumo de alimentos gordurosos;
     
  • Hidratação é essencial: é importante beber muita água e manter a pele bem hidratada com o uso de hidratantes.

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado