Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP orienta população sobre prejuízos causados pelo tabaco

 

Em comemoração ao "Dia Nacional de Combate ao Fumo", ação acontecerá na próxima segunda-feira, 29 de agosto, na Estação Brás de Metrô
 

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), realiza nesta segunda-feira, 29 de agosto, uma ação educativa na Estação Brás de Metrô, em razão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.
 

 As atividades acontecem das 9h às 14h. Os frequentadores da estação poderão passar por orientações sobre combate ao câncer de cabeça e pescoço, além de passar, gratuitamente, por avaliação bucal, testes para medição do nível de dosagem de hormônios no pulmão e teste de Fagerström (medição de dependência da nicotina).
 

Além de dar orientações, os profissionais do Cratod ainda estarão disponíveis para tirar dúvidas da população em ralação ao uso do tabaco.
 

 "Uma das principais origens dos cânceres de cabeça e pescoço é, na realidade, o uso contínuo do tabaco. Portanto, parando de fumar, os riscos de desenvolvimento dessas doenças caem consideravelmente", destaca Sandra Silva Marques, coordenadora do Programa Estadual de Controle de Tabagismo.
 

Lei Antifumo
 

Desde agosto de 2009 até a primeira quinzena deste mês, foram realizadas mais de 1,5 milhão de inspeções e aplicadas 3,6 mil autuações no Estado de São Paulo, referentes à Lei Antifumo estadual. O índice de cumprimento da legislação é de 99,7% dos estabelecimentos vistoriados.

 
 

A Lei Antifumo proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco em locais total ou parcialmente fechados. O valor da multa por descumprimento à lei é de R$ 1.177,50, e dobra em caso de reincidência. Na terceira vez, o estabelecimento é interditado por 48 horas, e na quarta o fechamento é por 30 dias.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado