SP realiza 7ª Conferência Estadual de Saúde

Evento conta com a participação de usuários, gestores e trabalhadores do SUS e visa fortalecer políticas de organização e financiamento e acesso de qualidade à saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo anuncia a 7ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada nos dias 21 a 24 de julho de 2015. Este ano, o tema dos trabalhos será "Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas", com o eixo "Direito do povo brasileiro".

Os objetivos da conferência são reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS, para a garantia da saúde como Direito, mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca do direito à saúde e em defesa do SUS, fortalecer a participação e o controle social no SUS, avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes para instrumentos de planejamento do SUS e debater sobre as reformas necessárias para a ampliação democrática do setor Saúde.

Antes da realização do evento Estadual, acontecem as etapas Municipais, a partir  de 9 de abril e 18 etapas  Regionais, delimitadas por municípios da área de abrangência dos Departamentos Regionais de Saúde, de 22 de junho a 18 de julho. Nestas etapas são discutidos os oito eixos temáticos da Conferência e a proposição de novas diretrizes que visam fortalecer políticas de organização e financiamento e acesso de qualidade à saúde.

Participam da conferência usuários, gestores e trabalhadores na proporção de 50%, 25% e 25% respectivamente. As vagas para cada município foram organizadas de forma proporcional, para garantir a participação representativa de todas as regiões do estado de São Paulo. Após a etapa Estadual, haverá  também a Nacional,  para que a população nos seus diversos segmentos  contribua de forma participativa  para o fortalecimento do SUS.

Publicado por Assessoria de Imprensa em