Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

¿Nutricionista dá dicas para acertar nas ceias de Natal e Réveillon

Alimentos leves e saudáveis, além de cuidados no preparo e armazenamento, estão entre as recomendações
 

O Natal e o Réveillon são marcados pelas tradicionais ceias com familiares e amigos. Porém, no meio de toda a confraternização, muitos se esquecem de tomar certos cuidados, que vão desde a escolha dos alimentos até o preparo das receitas, que podem levar até a intoxicações alimentares.
 

Pensando nisso, a equipe de nutrição do Hospital Geral de Pirajussara, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), elaborou uma série de dicas para evitar problemas à saúde da população nas festas de final de ano.
 

Selecionar receitas saudáveis para a ceia é fundamental. Não economize em saladas. A estação favorece também várias opções de frutas leves e refrescantes, como pêssego, ameixa vermelha, kiwi e manga. As  carnes brancas  são mais tradicionais nesta época do ano, porém, mesmo sendo mais leves, merecem certos cuidados. "No caso de aves, como o tradicional peru de Natal, o ideal é retirar a pele, que tem uma grande quantidade de gordura, e assá-las com pouca quantidade de óleo", explica Vanessa Maniezo, Gerente de Nutrição do Hospital Pirajussara e das unidades afiliadas da SPDM.
 

Como um grande número de pessoas costuma se reunir neste período, preparando um tipo de alimento para a ceia, o resultado é uma mesa cheia e pessoas comendo demais. "O ideal é não preparar comida em excesso e evitar exageros, comendo em pequenas porções. Afinal, a gordura acumulada não desaparece da noite para o dia, podendo levar a diversos problemas de saúde", afirma Vanessa.
 

Qualquer alimento, se preparado sem higiene ou mal conservado, pode causar intoxicações alimentares. "Aves mal assadas e saladas lavadas de forma inapropriada são alguns dos maiores causadores de intoxicações. Além disso, devemos ficar atentos com a temperatura dos alimentos, que devem permanecer aquecidos a uma temperatura de 70º ou dentro de geladeira. Em temperatura ambiente, bactérias podem se desenvolver, como a Salmonella, responsável por mais da metade dos casos de gastroenterites, levando a diarreias e vômitos", conta a nutricionista. O ideal, segundo ela, é que as refeições permaneçam no máximo uma hora fora da geladeira. 


Confira abaixo o resumo das dicas para as ceias de Natal e Ano Novo
 

- Planeje o cardápio da ceia que deseja servir, listando todos os ingredientes que pretende utilizar. Isso evita compras desnecessárias.
 

- Não se esqueça de lavar as mãos antes de tocar nos alimentos.
 

- Descongele alimentos dentro da geladeira e jamais em temperatura ambiente.
 

- Lave ou limpe as embalagens antes de abri-las.
 

- Higienize o local (pias, bancadas) de preparo dos alimentos.
 

- Lave frutas e verduras com água potável e de preferência higienize em solução de água sanitária (1 litro água para uma colher sopa água sanitária). Lembrando que vinagre ajuda a desprender sujeira, não mata os microrganismos.
 

- Não misture alimentos de origens diferentes na mesma área de trabalho (carnes e verduras; carnes já cozidas com carnes cruas; carne vermelha com carne branca).
 

- Não usar o mesmo utensílio durante a preparação de diferentes alimentos.
 

- Cozinhar, assar ou fritar muito bem os alimentos a serem consumidos.
 

- Evitar pratos à base de claras e gemas cruas.
 

- Atenção à organização do freezer e da geladeira. Não se deve enchê-los demais, pois a quantidade excessiva de alimentos e bebidas impede que a circulação do ar aconteça, não refrigerando adequadamente as preparações.
 

- Para ser servido com segurança, não basta apenas aquecer. A temperatura ideal é quando você não consegue tocar no alimento.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado