Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

HC integra campanha mundial para alertar sobre doenças imunológicas em crianças

Com o diagnóstico precoce, pacientes podem ter vida normal e evitar complicações; 50 balões vermelhos serão soltos em frente ao Instituto da Criança nesta quinta-feira, dia 23

 

O Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP vai integrar, nesta quinta-feira, dia 23 de abril, uma campanha mundial para alertar sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce de pacientes com Imunodeficiência Primária (IDP), um grupo de mais de 200 doenças diferentes causadas por defeitos no funcionamento do sistema imunológico.
 

A criança que nasce com alguma dessas deficiências se torna vulnerável a um grande número de infecções graves. As primeiras manifestações costumam ocorrer na infância, muitas vezes já nos primeiros meses de vida.
 

A campanha "Global Ballons & Bubble Launch", que será realizada no mundo todo, quer conscientizar os médicos e a população para os sinais de alerta que as IDPs apresentam, pois a manifestação dessas doenças são infecções, como pneumonia e diarreias persistentes.
 

A professora Magda Carneiro-Sampaio, presidente do conselho diretor do ICr, explica que é de extrema importância detectar a IDP o mais rápido possível. "O diagnóstico incorreto pode ser fatal para o paciente. No entanto, se a doença for identificada e tratada precocemente, a criança poderá levar uma vida normal", explica.
 

Durante a ação desta quinta, balões vermelhos serão soltos para chamar atenção para a causa em frente ao ICr. "O HC tem um papel muito importante no tratamento das pessoas que têm as IDPs. Nós fazemos pesquisas e, em alguns casos, realizamos transplante de células hematopoiéticas, que podem curar e trazer qualidade de vida para nossos pacientes", diz Magda.
 

Sinais de alerta
 

Estudo levantou que nos EUA atualmente 250 mil pessoas apresentam imunodeficiência primária, o que contabiliza uma em cada 1.200 pessoas. No Brasil, estima-se que 170 mil pessoas sofram desse mal. As crianças que apresentam ocorrência de infecções frequentes ou graves e histórico familiar devem procurar médicos especializados. O governo disponibiliza gratuitamente o tratamento ao paciente de IDPs em centros espalhados pelo país.

  
 
Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias

Data: 23/04

Hora: 10h às 12h

Local: Anfiteatro Térreo do Instituto da Criança do HC-FMUSP - Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 647

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado