Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Butantan lança oficinas inéditas de observação de aves e árvores históricas

Atividades fazem parte da Semana do Meio Ambiente do instituto, que começa nesta 2ª e ainda traz oficinas, exposições e atividades educativas

O Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, promove a partir de segunda-feira, 26 de maio, a Semana do Meio Ambiente, que acontece até 1º de junho.

Entre as atrações estão exposições, cursos, atividades educativas e o lançamento de duas oficinas gratuitas de observação de árvores e pássaros.

Durante todos os dias, das 9h às 16h30, estarão em cartaz no Centro de Difusão Científica duas exposições gratuitas de fotos históricas que retratam diferentes períodos do parque e seus espaços, além de imagens captadas em trabalhos e pesquisas da instituição, entre retratos de representações sobre a fauna, flora e a população amazônica. Também haverá uma exposição das crianças da creche da instituição que destacará a importância da preservação de recursos naturais.

No Museu de Microbiologia estará em cartaz a exposição "Arte e Ciência", que traz 22 peças tridimensionais, resultado do reaproveitamento de objetos utilizados em laboratórios e pesquisas cientificas como pipetas, tubos de ensaios, frascos e tampas de pesquisa. A mostra poderá ser vista como parte da programação da Semana do Meio Ambiente de terça a domingo, das 9h às 16h30, e o ingresso também dá direito a visitação no Museu Histórico e no Museu Biológico.

No dia 27 de maio acontecerá um Curso de Gerenciamento de Resíduos voltado para gestores e profissionais de instituições com projetos voltados à área. O objetivo é a contribuição na disseminação da obrigatoriedade em atendimento a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

"As ações pretendem chamar a atenção da sociedade para práticas sustentáveis no dia a dia. Queremos estimular ações positivas incentivando a responsabilidade socioambiental", afirma Neuzeti Santos, Gestora do Departamento de Gestão Ambiental do Instituto Butantan e coordenadora da Semana.

Oficinas de observação

Durante a Semana do Meio Ambiente o Instituto irá lançar duas oficinas de observação. No dia 29 de maio, quinta-feira, acontecerá a atividade "Centenárias do Butantan e o ambiente ao seu redor", que pretende apresentar a importância das árvores nos ambientes urbanos e parte da fauna estudada na instituição. Haverá duas palestras e, na sequência, caminhadas pelo parque e pelo Horto Osvaldo Cruz para a observação das espécies históricas e de grande importância para a flora. A atividade começa às 14h e tem vagas limitadas.

Nos dias 31 de maio e 1º de junho acontecerá a "Oficina de observação e fotografia de aves". O intuito é incentivar a "atividade de passarinhar", por meio de exercícios de percepção de aves no ambiente urbano e o contato direto com a natureza do parque. O Instituto Butantan irá fornecer durante a atividade binóculos aos participantes, sugere-se uso de binóculos próprios e máquinas fotográficas para registrar as aves.

No percurso os visitantes poderão observar aves como o pica-pau de topete vermelho e o sabiá laranjeira, animais comuns na fauna da instituição. A atividade tem vagas limitadas e as inscrições para as duas oficinas devem ser feitas pelo e-mail sema@butantan.gov.br
A programação completa da Semana do Meio Ambiente do Butantan está disponível no site www.butantan.gov.br. O instituto fica na avenida Vital Brasil, 1.500, zona oeste da capital.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado