Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Dia Nacional da Visibilidade de travestis e Transexuais no Estado de São Paulo é marcado por conquistas

Data comemorada em 29 de janeiro reforça ações voltadas para este grupo 


 

O Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP, da Secretaria de Estado da Saúde, vem ampliando o número de pessoas matriculados. Atualmente o serviço conta com quase 2 mil cadastrados, desde sua criação em 2009. O Ambulatório é referência para profissionais de saúde de outros estados, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba.  


 

Em fevereiro, começam as atividades do Comitê Técnico de Saúde Integral da População LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) que subsidiará as diversas áreas e programas da Secretaria de Estado da Saúde. "Estas medidas vão contribuir para a melhoria do acesso e da qualidade da atenção em saúde a esta população e, em especial para as travestis e transexuais, grupos fortemente vitimados pelo preconceito", avalia Márcia Giovanetti, da Gerência de Prevenção do CRT DST/Aids-SP.


 

Ainda para este ano está previsto o curso de educação a distância. A previsão é treinar 4.500 profissionais em 2 anos. A ação está sendo viabilizada por meio de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria da Saúde e a Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania. "Esta atividade contribuirá para a qualificação de profissionais da saúde para atenção adequada e humanizada junto a esta população", ressalta Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS-SP.


 

Sobre o serviço: O Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais, pioneiro no país, oferece assistência integral, que inclui atendimento especializado em endocrinologia, urologia, proctologia, ginecologia, fonoaudiologia, clínica médica, enfermagem, vacinação, psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais,  e encaminhamento a outros especialistas, demandas sociais, jurídicas e de trabalho.  O serviço faz encaminhamento para o Hospital Estadual de Diadema, para avaliação de complicações, e, ainda, conta com a parceria da ONG SOSDignidade para alteração de pré nome, mesmo antes da realização de cirurgia de transgenitalização.
 

Local: Rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana. Tel. (11) 5087 9833

Horário: 2ª. a 6ª das 8:00 às 20 horas (para atendimento de consultas agendadas)

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado