Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

No Dia Mundial da Voz, AME Tupã realiza campanha de conscientização

Um questionário será aplicado para detectar alterações na voz de quem comparecer ao AME no dia 16/4

No próximo dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz. Para celebrar a data, o Ambulatório Médico de Especialidades de Tupã (AME), administrado pela Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (FAMESP), abre suas portas à população geral, sem necessidade de encaminhamento, para realizar triagem com o objetivo de identificar alterações na voz. A ação acontecerá das 7h30 às 13h30 do dia 16.
 

A triagem será feita por meio de um questionário e aqueles que se enquadrarem nos critérios terão consulta com otorrinolaringologista agendada no próprio Ambulatório e pedido de exame de Nasofibroscopia, se for o caso. Este exame detecta patologias nasais, como desvio de septo, pólipos nasais e sinais de rinite, e doenças da laringe, como mobilidade das pregas vocais, quadros infecciosos e tumorais. O questionário poderá ser respondido por qualquer pessoa, porém, somente os que atenderem os critérios terão a consulta agendada.

Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFo), o Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, teve sua celebração iniciada no Brasil em 1999. Somente a partir de 2003 a data ganhou destaque internacional. Nesse ano, a entidade disponibilizou em seu site (http://www.sbfa.org.br/campanhadavoz/) materiais de divulgação da campanha para utilização de serviços de saúde de todo o Brasil, com a hashtag #sejaamigodasuavoz. Dos materiais disponibilizados, o AME Tupã distribuirá à população um folder com dicas de cuidados com a voz.  
 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), rouquidão, cansaço ao falar, voz fina ou grossa demais, fraca ou forte demais são indicativos de algum problema na voz. Dentre as doenças que acometem a voz, o câncer de laringe é o mais preocupante e representa 2% de todos os tumores malignos. Ainda segundo a entidade, aproximadamente 2/3 desses tumores surgem na corda vocal verdadeira e 1/3 acomete a laringe supraglótica (ou seja, localizam-se acima das cordas vocais). O tabagismo e a ingestão excessiva de álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de laringe.

Cuide da sua voz:

¿ Fale sem esforço e articule bem as palavras;
¿ Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar;
¿ Beba 2 litros de água diariamente;
¿ Durma bem;
¿ Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas;
¿ Use vestuário confortável;
¿ Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual;
¿ Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos;
¿ Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas;
¿ Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas, chocolate antes de utilizar a voz continuamente;
¿ Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas;
¿ Cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente;
¿ Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão;
¿ No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.
(Fonte: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - SBFo)
 

Sobre o AME Tupã:

O Ambulatório Médico de Especialidades de Tupã foi inaugurado em julho de 2010 para realizar consultas, pequenas cirurgias e exames de diagnóstico. São disponibilizadas 20 especialidades médicas, dentre elas: acupuntura, alergologia, anestesiologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular, endocrinologia, gastroclínica, neurologia, neurologia pediátrica, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, cardiologia, cirurgia geral, dermatologia, ginecologia, mastologia, nefrologia, reumatologia, ortopedia e urologia. O Ambulatório atende pacientes de Tupã e de mais 18 municípios, abrangendo uma população de 260.130 habitantes. Em 2013, foram realizadas mais de 50 mil consultas médicas.

Serviço:
Triagem para alterações da voz
Dia 16 de abril no Ambulatório Médico de Especialidades Tupã (AME), das 7h30 às 13h30.
Rua Mandaguaris, Nº 970
Telefone: 14 ¿ 3441 6100
 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado