Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Transplantados devem redobrar cuidados com a saúde no inverno

Baixa imunidade, causada pelos medicamentos que impedem a rejeição do órgão, preocupa no tempo frio

Com a chegada do inverno, o Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) faz um alerta para os cuidados de saúde que os transplantados devem ter para evitar doenças graves (veja dicas abaixo).

No período de frio mais intenso a preocupação é maior, pois o uso de medicamentos que impedem a rejeição do novo órgão reduz a imunidade. Com essa alteração no sistema imunológico, o paciente corre mais riscos de contrair infecções como gripes, sinusites e, em alguns casos, pneumonias.Orientações simples, porém eficazes, são reforçadas pelos especialistas em transplantes.

“É preciso ‘blindar’ o sistema imunológico nesta época. Os cuidados devem ser intensificados tanto na alimentação, quanto nas questões mais simples do dia-a-dia. Só assim o transplantado poderá evitar infecções graves”, afirma o coordenador de transplante de fígado do hospital, Carlos Baía.

Ele alerta, ainda, que a higiene é o grande aliado para evitar infecções. Por isso é recomendável que os utensílios da casa e trabalho estejam sempre limpos em qualquer período do ano para evitar a contaminação com fungos e bactérias.

O cuidado também inclui a atenção ao consumir alimentos de restaurantes e lanchonetes, bem como evitar contato muito próximo com cães e gatos. A maioria dos transplantados pode receber a vacina contra a gripe, mas, neste caso, o médico deve ser consultado previamente.

Cuidados que os pacientes transplantados devem observar, especialmente no inverno:

- Lave as mãos com água e sabão ao entrar em sair de locais públicos como metrô, ônibus, restaurantes. Repita o gesto em todos os ambientes, no trabalho ou em casa diversas vezes ao dia;

- Ao sentir-se resfriado, procure um médico com urgência. Evite que a doença fique mais forte ao longo dos dias.- Evite ambientes climatizados. Tanto no trabalho como em casa, evite o uso de aquecedores ou aparelhos de ar-condicionado.

- Procure evitar lugares com grande concentração de pessoas em lugares fechados, como ônibus, metrô, cinemas etc.- Afaste-se de pessoas que estejam com sintomas de gripe.

- Procure hidratar-se bem, ingerindo água e sucos de frutas.

- Alimente-se bem adotando uma dieta rica em frutas, verduras e legumes.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado