Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Jogos e brincadeiras ensinam crianças a comer de forma saudável

Ação do Programa ‘Meu Pratinho Saudável’ acontece nesta terça-feira na zona Oeste, com participação de nutricionistas e chef de cozinha

De forma lúdica, com jogos e brincadeiras, cerca de 250 crianças da Escola Estadual Deputado Augusto do Amaral, na zona oeste de São Paulo, participam nesta terça-feira, 25 de junho, de ação do Programa “Meu Pratinho Saudável”, parceria do Instituto da Criança e do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP com a LatinMed Editora em Saúde.

O objetivo é educar sobre a alimentação na idade escolar, para que as crianças cresçam com hábitos alimentares corretos, refletindo em uma vida adulta mais saudável.

Das 8h às 15h30 nutricionistas do programa farão avaliação nutricional dos alunos, além de promover atividades para as crianças e capacitar os profissionais, como merendeiras e professores. Haverá, também, o jogo do Meu Pratinho Saudável no tablet, pelo qual, de maneira lúdica, a criança deve montar uma refeição, escolhendo seus alimentos preferidos, e recebe uma nota conforme a porcentagem de nutrientes que atingiu.

Dinâmicas em grupos, nas quais os alunos devem montar os pratos com alimentos em resina e as nutricionistas explicam as propriedades de cada um e o que poderiam colocar a mais ou a menos para melhor a qualidade das refeições, completam as atividades.

A ação também contará com a presença da chef de cozinha Jéssica Torres, assistente do renomado chef francês Roland Villard, do Hotel Sofitel no Rio de Janeiro. Na cozinha, nutricionistas do programa vão orientar as merendeiras sobre a melhor maneira para montar o prato, de acordo com o recomendado pelo Meu Pratinho Saudável. As nutricionistas também irão criar pratos divertidos, com montagens diferentes, para incentivar as crianças a consumirem alimentos saudáveis

.“A meta do programa é fazer com que os hábitos saudáveis tenham início desde cedo e se estabeleçam durante toda a vida adulta. As crianças são importantes multiplicadoras desses ensinamentos e podem repassar o que aprendem à família e amigos”, afirma Elisabete Almeida, diretora-executiva do programa.

A escola fica na Rua Eulo Marone, 244, no bairro Jaguaré. Cada criança levará para casa a cartilha do Meu Pratinho Saudável, além do papel bandeja e um quebra-cabeça. Os professores, funcionários e merendeiras também receberão as cartilhas dos programas Meu Prato Saudável e Meu Pratinho Saudável.  

Meu Pratinho Saudável  
O programa Meu Pratinho Saudável é voltado para crianças de seis meses a 10 anos e tem como objetivo a readequação da alimentação, fazendo com que as crianças comam bem e de maneira saudável. 

Um dos principais conceitos do programa prevê que nas refeições principais, a metade do prato da criança seja preenchido com verduras e legumes (crus e cozidos).  

Para a outra metade, preencha o prato com 1/4 de alimento rico em proteínas como carne vermelha, frango, peixe, ovos, que deve ser complementada com leguminosas, como o feijão, grão de bico, soja, lentilha. O outro 1/4  do prato deve contar com alimentos ricos em carboidratos, de preferência em sua forma integral como arroz, massas, batatas, mandioca, mandioquinha, farinhas.    

O café da manhã e os lanches devem conter pelo menos um alimento rico em proteínas, como por exemplo, iogurtes, queijos magros, leite desnatado, leite de soja sem açúcar, queijos processados reduzidos em gorduras, leite fermentado, ovo, peito de peru; um alimento rico em carboidratos, de preferência que seja fonte de fibras, como torradas, pães, biscoitos de fibras, cookies integrais, barras de cereal, cereal integral; e um alimento de origem vegetal, podendo ser frutas, verduras ou legumes.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado