Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Queda de laje interna 7 pessoas por dia em SP

Foram registradas 175 mortes em 2012; especialista sugere atenção especial às crianças

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que a, cada dia, em média, sete pessoas são internadas em hospitais públicos paulistas vítimas de quedas acidentais de estruturas como lajes, balcões ou sacadas, muros, telhados e torres.

No ano de 2012, foram registradas 2.832 internações deste tipo, com 175 óbitos. Cerca de 20% das internações envolveram menores de idade.

Para Ricardo Vanzetto, gerente médico do Grau (Grupo de Resgate e Atenção à Urgência e Emergência), o mais importante é evitar que as crianças usem a laje para brincadeiras. Mas, caso não seja possível, é de extrema importância sempre ter um responsável no local.

“Em muitos casos estas quedas ocorrem devido à ausência de estrutura de proteção. É imprescindível que a laje seja murada ou cercada, numa altura de no mínimo, 1,5 metro”, destaca o médico.

Dentre as lesões mais comuns nestes casos estão as de traumatismo craniano e o trauma de coluna. Também são comuns outras fraturas e lesões, como o rompimento de tecidos moles como fígado, baço e fraturas expostas.

Em casos de quedas em lajes, o gerente médico do Grau dá as seguintes recomendações:

- A primeira medida é tentar manter a vítima calma e imobilizada, segurando cuidadosamente sua cabeça para que ela não movimente a região do pescoço.

- Ligar para o Samu ou para o Resgate do Corpo de Bombeiros o mais rapidamente possível e informar com precisão o endereço no qual o acidentado se encontra, além de passar informações como a altura da queda e o estado da vítima, se há alguma fratura exposta ou sangramento e se ela está ou não consciente.

- Aguardar o socorro no local e evitar movimentar os membros da vítima, assim como manipular sangue ou outros tipos de secreções.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado