Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Folião pode adaptar ¿receita rápida¿ para manter alimentação saudável no Carnaval

Combinação entre álcool e alimentos gordurosos pode sobrecarregar o fígado, alerta especialista do Programa Meu Prato Saudável, do Incor e HC

Muita fruta, hidratação reforçada, alimentação leve e moderação no consumo de álcool. Estas são as principais dicas do programa Meu Prato Saudável, iniciativa do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Coração (InCor), unidades ligadas à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para que os foliões possam aproveitar o Carnaval sem comprometer a saúde.

Segundo Lara Natacci, nutricionista do programa, é fundamental que as refeições sejam leves para evitar transtornos intestinais. O ideal é consumir várias refeições pequenas em intervalos de no máximo quatro horas.

Para não desperdiçar tempo na cozinha, o folião pode apostar em pratos rápidos em versões saudáveis. O lanche, por exemplo, pode ser preparado com pão integral, queijo cremoso magro, peito de peru (substituível por rosbife magro), folhas de alface, fatias de tomate e cenoura ralada.

Outro lanche prático e energético é a salada de fruta salpicada com granola, quinua em flocos, grãos de chia e iogurte batido com mel e canela. Quem busca uma refeição efetivamente, pode optar ainda por massa integral com molho de tomate fresco, ervilhas, brócolis e iscas de peito de frango.

Sinal Vermelho

Segundo Lara, alimentos ricos em gordura (carnes gordas e frituras), temperos prontos, molhos gordurosos (o branco, por exemplo) devem ser evitados.

"Estes alimentos são de lenta digestão e podem causar desconfortos intestinais, que é tudo o que o folião não quer ter nesses dias. O excesso de sal também deve ser evitado para não causar a retenção de líquido", diz a nutricionista.

Quem não consegue resistir às tradicionais feijoadas de carnaval deve montar o prato colocando 1/4 de feijoada, 1/4 de arroz e o restante de couve-manteiga refogada e outros vegetais. O abacaxi e o mamão papaia ajudam o estômago e o intestino a trabalharem de forma mais eficaz.

No caso de bebidas alcoólicas, o folião jamais deve começar a beber de estômago vazio. É importante alternar a bebida com o consumo de copos grandes de água. O consumo máximo diário preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de duas doses para homens e uma para mulheres. Uma dose equivale a uma lata de cerveja ou um copo de batida.

Quem eventualmente exagerar na bebida alcoólica deve, necessariamente, eliminar alimentos gordurosos para não sobrecarregar o fígado. O órgão é responsável por metabolizar as toxinas do álcool. Vale a pena investir em frutas, sucos, verduras, legumes, peixes e cereais.

Mais informações sobre alimentação saudável podem ser obtidas por meio do aplicativo "Meu Prato Saudável", disponível para download gratuito em smartphones e tablets, ou pelo site www.meupratosaudavel.com.br.

Sugestões do "Meu Prato Saudável" - sucos para o Carnaval:

Para desintoxicação:
1 fatia média de abacaxi
100 ml de suco de laranja
100 ml de água de coco
2 folhas de couve
1 colher de sobremesa de salsa
1 colher de sobremesa de mel
Bater tudo no liquidificador

Para ‘desinchar' o corpo:
1/2 talo pequeno de erva doce
1 fatia de abacaxi
1/2 talo de salsão
200 ml de água
Bater tudo no liquidificador
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado