Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Equipe de resgate de SP recebe treinamento para atuar em catástrofes

Curso, voltado ao socorro de vítimas de desastres ou acidentes, integra uma série de medidas que serão tomadas para a preparação para a Copa do Mundo de 2014

Na semana que antecede aos 500 dias para o início da Copa do Mundo de 2014, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros, promove o Curso de Prevenção de acidentes e catástrofes. O curso objetiva ensinar profissionais de saúde a coordenar a parte médica de emergência, situações de desastres e incidentes com múltiplas vítimas.

Além de médicos do Grau (Grupo de Resgate a Urgência e Emergências), unidade de resgate ligada à pasta, também participarão do curso profissionais da FIFA, que também atuam no Hospital das Clínicas da FMUSP, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estado da Saúde de São Paulo, do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, da Santa Casa de São Paulo e do Hospital Santa Marcelina. Ao todo, 25 profissionais ligados à pasta estão envolvidos na iniciativa.

No dia 29 de janeiro, o Governador Geraldo Alckmin e o Secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, além de participarem de uma aula do curso, visitam o Centro de Operação dos Bombeiros. Neste local, um médico do Grau orienta os bombeiros sobre a necessidade de encaminhar médicos ou outros profissionais de saúde aos chamados recebidos pelo 193. Esta central de inteligência é totalmente ligada a CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), permitindo um atendimento mais ágil e eficaz.

Copa do Mundo de 2014


Um dos grandes objetivos do curso é preparar os profissionais de saúde para atender os turistas que visitarão o Estado por conta do evento. No total, o curso terá duração de 45 horas, o que equivale a cinco dias de treinamento. O curso será realizado das 9h às 17h, no comando do Corpo de Bombeiros, localizado na Praça Clóvis Bevilacca, 421, centro de São Paulo.

"Um evento esportivo da dimensão de uma Copa do Mundo trará mudanças significativas para o cotidiano da nossa cidade. Por isso, precisamos estar bem preparados para atender os turistas e lidar com as situações adversas que possam acontecer", diz Gustavo Feriani, supervisor médico do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgência (Grau) da Secretaria.

Especializado no atendimento de casos de urgências e emergências, o GRAU realiza, em média, 55 atendimentos por dia. Em parceria com o corpo de Bombeiros, os médicos e enfermeiros do Grau se dividem em duas bases aéreas, uma em Campinas e outra em São Paulo, e cinco bases terrestres na capital paulista (Praça da Sé, Casa Verde, Cambuci, Butantã e Itaquera). O acionamento do Grau é feito pelo telefone 193, Central de Operações do Corpo de Bombeiros.

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado