Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Dengue despenca 75,5% em 2012 em SP

Mais da metade dos municípios paulistas não notificou caso da doença no ano passado, aponta balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que o número de casos confirmados de dengue caiu 75,5% no Estado de São Paulo em 2012 em relação ao ano anterior. Os dados fazem parte do boletim do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), da Secretaria.

Em 2012 os municípios paulistas confirmaram por meio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação) 21.967 casos autóctones (contraídos dentro do Estado), enquanto em 2011 foram registrados 90.021 casos.

Se comparado com os números de 2010, quando foram notificados 189.330 casos de dengue no Estado, a queda é ainda mais acentuada, de 88%. Os óbitos também apresentaram queda nesses últimos três anos. Em 2010 foram registrados 147 óbitos por dengue no Estado, já em 2011 esse número caiu para 55 e no ano passado foram 14 óbitos.

São Paulo trabalha, prioritariamente, com confirmação laboratorial de casos de dengue, por intermédio de exames de sorologia realizados na rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz.

A região de Taubaté lidera como a que mais registrou casos confirmados da doença em 2012: 6.608, seguida pela região de Piracicaba, com 3.693 casos e a região da Capital e Grande São Paulo, com 2.234.

Entre os municípios, os que mais registraram casos de dengue em 2012 estão Piracicaba, com 3.119 confirmações, Guaratinguetá com 2.816 casos e Potim com 1.647. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 329, ou seja, mais da metade, não notificaram nenhum caso autóctone de dengue em 2012.

Para auxiliar no manejo clínico dos casos suspeitos, a pasta oferece, desde 2011, aos serviços de saúde, treinamentos rápidos, de 15 minutos, no próprio local de trabalho onde médicos e profissionais de enfermagem atuam. Além disso, a pasta garante a realização de todos os exames de sorologia de casos suspeitos por intermédio de sua rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz.

A Secretaria investe cerca de R$ 40 milhões, por ano, para auxiliar os municípios no combate à dengue.

Em novembro de 2012, a Secretaria promoveu uma megacampanha de combate contra a dengue em todo o Estado. Além da distribuição de folderes e cartazes, spots em rádios de todo o Estado, veiculação de mensagens em TVs, ônibus e metrôs, anúncios em carrinhos de supermercados e distribuição de outdoors em todo o estado, a pasta também reuniu cerca 25 mil agentes para atuar no combate ao mosquito na Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue, iniciada no dia 19 de novembro.

No segundo semestre de 2012, a pasta também convocou secretários de saúde de 13 municípios acima de 60 mil habitantes com indicação de vulnerabilidade à transmissão da doença com o objetivo de alinhar ações de prevenção e controle da dengue.

"Não temos dúvidas de que essa é uma queda expressiva, mas não podemos relaxar. O combate Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, precisa ser diário e a população pode contribuir de forma decisiva, já que 80% dos criadouros estão no dentro das casas", diz Giovanni Guido Cerri, Secretário de Estado da Saúde.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado