Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP orienta 4,3 milhões de alunos em dia dedicado à atividade física e à saúde

Programa ‘Agita Galera’ também inclui  professores e funcionários da rede estadual de ensino; objetivo é combater o sedentarismo, preservando a saúde e prevenindo doenças

As secretarias de Estado da Educação e da Saúde realizam nesta sexta-feira, 30 de agosto, o “Agita Galera”, que visa mobilizar cerca de cinco mil escolas públicas da rede estadual para discussão e prática da atividade física.

Como uma espécie de ‘Dia D’ da atividade física na rede estadual de ensino, a iniciativa envolverá 4,3 milhões de alunos, além de professores, funcionários e toda a comunidade escolar para a prática regular de exercícios.

Durante todo o dia, os alunos farão atividades físicas, que incluem brincadeiras, jogos e diversas modalidades esportivas. O objetivo é combater o sedentarismo para prevenir doenças decorrentes do sobrepeso e da obesidade.

Desenvolvido por meio de parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), o evento tem como tema “Atividades Circenses Proporcionam Alegria, Desafios, Felicidade e Liberdade”. A intenção é mostrar o universo do circo e sua riqueza artística e cultural por meio das habilidades típicas deste universo, como o equilíbrio, o malabares, as acrobacias, as expressões corporais, entre outras.

“O projeto quer proporcionar vivências ricas e prazerosas em nossos alunos, para que adotem um estilo mais ativo, saudável e feliz, ao longo de suas vidas”, destaca Luis Carlos de Oliveira, pesquisador do Celafiscs.

Além do “Agita Galera”, que acontece anualmente na última sexta-feira de agosto, o governo do Estado estimula as escolas estaduais para que estendam as atividades de forma permanente, ao longo do ano letivo. Mais informações sobre o Agita Galera no site www.portalagita.org.br/agita-galera.

Publicado por Assessoria de Imprensa em