Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Centro de referência para idosos promove campanha de prevenção de riscos cardiovasculares

Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, na zona leste, atenderá cerca de 700 pessoas até a próxima sexta-feira

Até a próxima sexta-feira, 28 de setembro, o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, unidade da Secretaria de Estado da Saúde conhecida como Centro de Referência do Idoso da Zona Leste, promove uma campanha de prevenção de riscos cardiovasculares na terceira idade.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado de São Paulo, o serviço estadual atenderá cerca de 700 idosos participantes das atividades do Centro de Convivência da unidade, em especial os frequentadores do "bailão" promovido todas as sextas-feiras.

A ação contará com um grupo interdisciplinar, formado por médicos, profissionais de educação física, enfermeiros, dentistas e nutricionistas, entre outros profissionais.

Os idosos serão submetidos a entrevistas, testes e exames laboratoriais, para verificar pressão arterial, níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos, além de outros fatores de risco, como o tabagismo.

Além disso, os idosos também participarão de ações educativas e receberão recomendações adequadas conforme os riscos encontrados durante a avaliação. Os participantes que apresentarem alto risco de desenvolvimento de doença cardiovascular serão encaminhados para acompanhamento médico especializado.

"Essa campanha tem a finalidade de identificar idosos com fatores de risco cardiovasculares, oferecer intervenções preventivas, realizar o encaminhamento terapêutico necessário e promover a conscientização da importância da prevenção das doenças", afirma Paulo Sérgio Pelegrino, diretor centro de referência.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo, acometendo homens e mulheres. Segundo a Organização Mundial de Saúde, até 2015, cerca de 20 milhões de pessoas podem morrer por doenças coronarianas ou por acidente vascular cerebral.

"Uma dieta inadequada, o sedentarismo, o tabagismo, níveis de glicose e colesterol elevados, associados ao sobrepeso e à obesidade aumentam significativamente a chance de ocorrência de cardiopatia coronária e acidente cerebrovascular", finaliza Pelegrino.

O CRI Leste fica na Praça Aleixo Monteiro Mafra (antiga praça do Forró), 34 - São Miguel Paulista.
Publicado por Assessoria de Imprenssa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado