Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

HC individualiza tratamento de transplantados de rim

Novo centro de monitorização, inédito no SUS, irá utilizar técnica de espectrometria de massas para a dosagem de imunossupressores, usados para evitar rejeição do órgão e minimizar efeitos tóxicos da medicação

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, ganha nesta sexta-feira, 26 de outubro, o primeiro Centro de Monitorização de Imunossupressores Pós- Transplante Renal da rede pública do país. Com investimento de US$ 300 mil, a unidade deve aumentar em 50% a capacidade de processamento dos exames.

Equipado com o que há de mais avançado, o centro vai monitorar de forma mais precisa os medicamentos imunossupressores, usados para evitar rejeição, dos pacientes transplantados atendidos pelo Serviço de Transplante Renal do HC.

Com a utilização da tecnologia da espectrometria de massas, introduzida para a dosagem de imunossupressores, será possível que o médico tenha maior segurança na tomada de decisões e acompanhamento do paciente transplantado pela sensibilidade e especificidade metodológica.

Com o novo equipamento, o Serviço de Bioquímica Clínica será capaz de analisar simultaneamente até cinco medicamentos imunossupressores utilizados pelos transplantados, identificar se as dosagens das drogas administradas são apropriadas para prevenir a rejeição do órgão e, ao mesmo tempo, minimizar os efeitos tóxicos.

A partir dos resultados, o médico consegue precisar as doses terapêuticas de cada fármaco, respeitando os ajustes individuais.

O Serviço de Transplante Renal realiza, em média, 24 transplantes renais por mês e presta 1.300 atendimentos ambulatoriais. Nos últimos nove meses, foram 216 transplantes e 11.700 atendimentos.

Pela alta precisão, economia e agilidade nos resultados, o Centro de Monitorização de Imunossupressores do HC pretende se tornar uma referência para todos os demais centros transplantadores do Brasil.

O centro vai funcionar nas dependências do Serviço de Bioquímica Clínica do Laboratório Central do Hospital das Clínicas, que passou por obras de readequação da área para receber a inovação.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado