Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

HC chega à marca de 500 transplantes de fígado em crianças

Trabalho é realizado há 23 anos pelo Instituto da Criança; paciente é o mais novo já transplantado, com dois meses de vida

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, celebra nesta sexta-feira, 26 de outubro, o sucesso do transplante de fígado de nº 500 realizado em crianças na unidade.

Essa marca traz conquistas históricas. O paciente de número 500 é o bebê mais novo já transplantado, com apenas dois meses de vida. Além disso, traz casos interessantes, como a mãe de uma criança que se tornou funcionária da equipe terceirizada do Hospital para poder ficar mais perto do filho operado, pois geralmente após a cirurgia, o paciente precisa ficar internado por, no mínimo, quatro semanas e passa a ter acompanhamento médico para o resto da vida.

A cerimônia acontecerá no anfiteatro do Instituto e tem como objetivo homenagear os pacientes submetidos ao transplante e seus familiares, além dos parentes dos doadores, que mesmo num momento de dor puderam salvar outras vidas, bem como as equipes multiprofissionais envolvidas no processo.

Com um trabalho de excelência, a equipe do Serviço de Cirurgia Pediátrica é especialista também em cirurgia em adultos. Para a realização em crianças, na maioria das vezes, parte do fígado do pai ou da mãe é retirada e transplantada no paciente quase instantaneamente.

"A operação é complexa, principalmente por ser realizada devido às doenças graves. É preciso tomar imunossupressores antes, o que diminui a zero a imunidade", afirma o chefe do Serviço, Uenis Tannuri.

O primeiro transplante realizado foi em setembro de 1989 e desde então o serviço foi se aprimorando, atendendo a todo o Brasil e também a outros países da América do Sul. No ano passado foram realizados 60 transplantes de fígado em crianças no Estado de São Paulo, dos quais 11 no Hospital das Clínicas. Em 2012, até outubro, foram 42 procedimentos, nove deles HC.

"Todo esse trabalho constitui, sem dúvida, uma forma espetacular de devolver à sociedade tudo aquilo que o poder público investe na Universidade", finaliza Tannuri.

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado