Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Emílio Ribas realiza simpósio para discutir HTLV e Retrovirologia Humana

Instituto é referência nacional para tratamento de pacientes com HTLV; atualmente 800  pessoas são assistidas na instituição

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência nacional  para o tratamento de HTLV, promove no dia 23 de novembro, em parceria com o  Instituto de Medicina Tropical da USP, o II Simpósio Paulista de HTLV e Retrovirologia Humana. O evento tem como objetivo principal discutir como está o convívio do paciente com o vírus HTLV atualmente, além de analisar o impacto do aumento de números de casos da doença na rede pública de saúde. Somente no Instituto são assistidas, atualmente, cerca de 800 pacientes com HTLV. A estimava nacional é de que mais de 1 milhão de pessoas estejam infectadas pelo retrovírus HTLV.

O grande destaque do evento será a apresentação de um  estudo da Fundação Oswaldo Cruz – Bahia-  sobre uma vacina anti HTLV que está sendo desenvolvida. Os avanços políticos da doença, assistência e cuidados de pacientes portadores do vírus, aspectos neuropsicossociais envolvidos na infecção são outros assuntos que serão abordados pelos participantes do evento.

Segundo o coordenador da equipe de HTLV do Instituto Emílio Ribas, Augusto Penalva, a principal forma de transmissão da doença é por meio de relação sexual e via sanguínea, porém nem sempre o vírus se manifesta. “Apenas 1% das pessoas infectadas pelo HTLV desenvolvem problemas de saúde associados às doenças neurológicas degenerativas. No caso de leucemia o risco é ainda menor, ou seja, um em cada 10 mil portadores poderá desenvolvê-la ao longo da vida”, explica Penalva.

O HTLV é um retrovírus da mesma família do HIV, que infecta a célula T humana, um tipo de linfócito importante para o sistema de defesa do organismo. Existem dois tipos desse vírus: o HTLV-I e o HTLV-II. O primeiro está associado a doenças graves neurológicas degenerativas e também  patologias hematológicas graves, como a leucemia e o linfoma.

As inscrições são gratuitas e estão abertas para os profissionais e estudantes da área de saúde, pacientes e aos demais interessados pelo tema. Para se inscrever é necessário enviar um e-mail para inscricoeshtlv@yahoo.com.br, as vagas são limitadas.

O evento acontecerá no anfiteatro do Instituto Emílio Ribas, das 8 às 17h15. O Instituto está localizado na Av. Dr. Arnaldo, nº 165- Cerqueira César.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado