Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Hospital Geral de Carapicuíba prepara palestras especiais para o Dia Internacional da Mulher

Com foco na saúde da mulher, as palestras abordarão os cânceres que mais afetam o público feminino

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, o Hospital Geral de Carapicuíba, da Secretaria de Estado da Saúde, oferecerá palestras gratuitas para pacientes, familiares e comunidade, abordando a prevenção ao câncer de mama, câncer do colo do útero e planejamento familiar. O evento terá início às 15 horas, no auditório do hospital, localizado na Rua da Pedreira, 95 - Jd. Parque José Alexandre, Carapicuíba - SP.

As palestras sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero serão ministradas pela enfermeira Sônia Regina Barreto, chefe do departamento de Ginecologia e Obstetrícia do HGC. Já o tema planejamento familiar, será abordado pela assistente social do hospital, Regina Célia Ribeiro.

O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres e o que mais leva ao óbito. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2012, estima-se o surgimento de 52.680 novos casos. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama ainda são altas, devido ao diagnóstico tardio da doença, que diagnosticada e tratada precocemente, tem grandes chances de cura.

São considerados fatores de risco relativo para o desenvolvimento do câncer de mama, idade acima de 50 anos, primeira gravidez e menopausa tardias, primeira menstruação precoce, antecedente pessoal de câncer, antecedentes familiares da doença em parentes de primeiro grau, além dos hábitos de vida, como fumo, ingestão de álcool, exposição a produtos químicos, obesidade e sedentarismo.

O único método que permite o diagnóstico precoce do câncer de mama é a mamografia. Por meio dela, é possível identificar tumores mamários mesmo antes de serem detectáveis clinicamente. Embora o exame mamográfico seja o melhor método para detectar precocemente a doença, ele pode não evidenciar um câncer presente, particularmente se as mamas forem densas, ou pode demonstrar áreas suspeitas que podem não corresponder ao câncer. Nesses casos, para melhorar a acuidade diagnóstica, é possível associar outros exames, como a ultrassonografia, a ressonância magnética e as punções percutâneas, que melhoram as chances diagnósticas.

O segundo tipo de câncer que mais acomete as mulheres é o câncer de colo de útero, que corresponde à quarta causa de morte entre mulheres no Brasil. De acordo com o INCA, em 2012, aproximadamente 17.540 novos casos serão diagnosticados no País.

A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV), com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos. Conforme a evolução da doença, podem aparecer sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais, nos casos mais avançados.

Este tipo de câncer demora muitos anos para se desenvolver e as alterações das células que podem desencadeá-lo são descobertas facilmente em exames preventivos, como o Papanicolau e quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%. É importante lembrar que toda mulher que já iniciou sua vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. O Ministério da Saúde recomenda que, inicialmente, o exame seja feito uma vez ao ano, e, caso o resultado seja negativo por dois anos consecutivos, estes exames podem ser espaçados para cada três anos.

A forma mais efetiva para se diagnosticar precocemente o câncer de mama e o câncer de colo de útero, é o hábito de manter visitas periódicas ao médico. O tratamento para cada caso deve ser avaliado e orientado por um médico.

Para a enfermeira chefe do departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Sônia Regina Barreto, "O HGC considera de extrema importância a abordagem desses temas, que são fundamentais para a preservação da saúde e vida da mulher".

"O evento tem o objetivo de orientar as mulheres do município, para que a atenção à saúde seja mantida como prioridade para elas, além de trazer informações relevantes sobre planejamento familiar".

Os interessados em participar do evento deverão fazer inscrição prévia no Ambulatório do Hospital, ou pelo telefone (11) 4185-7602.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado