Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Hospital Geral de Carapicuíba tem palestra gratuita sobre pressão alta

Interessados devem fazer inscrição no ambulatório do Hospital

O Hospital Geral de Carapicuíba, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, promove neste sábado, 26 de maio, ua palestra sobre hipertensão arterial. O evento, aberto ao público, acontecerá das 14h às 15h, no auditório Ágape, localizado no próprio hospital.  A palestra será ministrada pela enfermeira Priscilla Cerullo, da área da Educação Continuada.

Os temas abordados serão: fatores de risco, sintomas, complicações e tratamento da hipertensão arterial.

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença que merece atenção e cuidados, pois consiste na elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (140/90mHg). A pressão se eleva principalmente quando os vasos nos quais o sangue circula se contraem e isso pode causar graves danos à saúde.

Segundo o IBGE, estima-se que no Brasil, cerca de 35% da população acima dos 40 anos sofra dessa doença. Em cerca de 90% dos casos, as causas da hipertensão relacionam-se com fatores como obesidade, idade, sexo, etnia e pré-disposição genética, além de questões comportamentais, como má alimentação, uso de medicamentos, estresse e sedentarismo, entre outros. Nos outros 10% dos casos, a doença tem como causas problemas no sistema renina-angiotensina (relacionado com o controle da pressão arterial), arteriosclerose e comprometimentos renais.

Apesar de muitas vezes o hipertenso desconhecer que sofre da doença, a pressão alta representa perigo e é responsável por infartos, derrames (Acidente Vascular Cerebral), insuficiência renal, impotência e problemas visuais, entre outras complicações na saúde. Quando o organismo passa a se acostumar com os níveis elevados de pressão, órgãos como coração, rins, cérebro e olhos são comprometidos e doenças como a nefropatia diabética são agravadas.

Para o controle da hipertensão deverão ser adotadas medidas simples e eficazes, como acompanhamento médico regular, dieta balanceada, prática de atividades físicas, redução do sal nos alimentos, não tabagismo, redução do consumo de bebidas alcoólicas e vida sem estresse.

Os interessados devem fazer inscrição prévia na Recepção do Ambulatório do Hospital. Para mais informações sobre o evento deve-se entrar em contato pelo telefone (11) 4185-7602.

O Hospital Geral de Carapicuíba fica na Rua da Pedreira, 95 – Parque José Alexandre – Carapicuíba.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado