brasão governo do estado de são paulo

Em atendimento à legislação eleitoral (Lei nº 9.504/1997), os demais conteúdos desse site ficarão indisponíveis de 5 de julho de 2018 até o final da eleição estadual em São Paulo.

A A A Tamanho do texto

Instituto Butantan desenvolve potente antinflamatório

Estudo apresentou excelentes resultados em testes com animais; substância encontrada no sangue é eficiente no tratamento de lesões de nervos

O Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, está desenvolvendo uma pesquisa inédita de um potente medicamento capaz de aliviar dores decorrentes das lesões de nervos e inflamações. Os primeiros resultados do estudo, aplicado em animais, apresentaram ótimos resultados.

A nova plataforma, desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Fisiopatologia visa entender o funcionamento de uma proteína encontrada no sangue, mais precisamente nos glóbulos brancos, chamada ligante de cálcio S100A9.

Os testes iniciais com essa substância mostraram que o medicamento possui boa ação mesmo em baixa dosagem, e uma fácil administração por via oral, o que viabilizaria os custos de produção. Além destas propriedades, a ação da proteína mostrou-se eficaz também no tratamento de lesões agudas e crônicas.

"Os resultados iniciais foram animadores e nossa expectativa é possibilitar uma melhora no tratamento de
algumas doenças e na qualidade de vida das pessoas", relata Renata Giorgi, pesquisadora científica do Laboratório de Fisiopatologia do Instituto Butantan.

O próximo passo do estudo é avaliar a toxicidade da substância e realizar os primeiros testes em humanos.

 

Publicado por Assessoria de Imprensa em