Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Emílio Ribas faz plantão de vacinação contra hepatite B neste sábado

Ação marca comemoração do Dia Mundial de Combate às Hepatites; vacina é gratuita e está disponível também nos postos de saúde de todo o Estado de segunda a sexta

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate às Hepatites, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde na capital paulista, manterá plantão das 8h às 17h para vacinar a população contra a hepatite B.

A hepatite é uma doença viral, dividida em cinco tipos (A, B, C, D, E), em muitos casos silenciosa e com consequências graves. Somente no Emílio Ribas todos os dias sete novos casos são diagnosticados, principalmente das hepatites do tipo B e C.

Essas duas doenças são transmitidas pelo sangue contaminado e a hepatite B ainda pode ser transmitida por relação sexual desprotegida. Quando não diagnosticadas precocemente, as hepatites geram consequências graves como cirrose, insuficiência hepática, câncer de fígado, além de complicações em outros órgãos.

A Secretaria recomenda aos paulistas que aproveitem os últimos dias das férias de julho para tomarem a vacina contra a hepatite B nos postos de saúde de todo o Estado, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os alvos da vacinação contra a hepatite B são os recém-nascidos logo nas primeiras 12 horas, com mais duas doses no segundo e no sexto mês de vida. A indicação da vacina também compreende doses para crianças (entre 1 e 12 anos), adolescentes (entre 13 e 19 anos) e adultos jovens com até 29 anos de idade. São necessárias três doses para ficar imune à doença.

A vacina contra a hepatite B está disponível na rede pública de saúde, todos os dias do ano. O intervalo entre a primeira e a segunda doses deve ser de um mês. Já o intervalo entre a primeira e a terceira dose deve ser de seis meses. Mesmo aqueles que perderam o prazo entre uma dose e outra não devem deixar de tomar as três doses.

A vacina também é destinada aos profissionais de saúde, como trabalhadores que manuseiam objetos cortantes e perfurantes como manicures, tatuadores, podólogos, entre outros grupos com maior risco de contágio. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo sejam portadoras da hepatite B.

"Esta doença infecciosa mata quatro vezes mais do que a Aids, embora haja vacina disponível. Por isso é preciso cada vez mais reforçarmos a importância desta imunização.", enfatiza o infectologista Roberto Focaccia, coordenador do Grupo de Hepatites do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas fica na avenida Dr. Arnaldo, 165, Cerqueira Cesar.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado