Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Saúde convoca paulistas para doar sangue antes das festas de fim de ano

Campanha visa evitar baixa nos estoques durante um período em que há quedas no número de doações e aumento no número de acidentes

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu convocar a população paulista a doar sangue antes do período das festas de Natal e Ano Novo. Em média, nesta época, as doações chegam a cair até 30%.

O objetivo da iniciativa é garantir os estoques nos hospitais em uma época em que costuma haver aumento no número de acidentes e, com isso, um grande volume de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue.

Para doar sangue basta ter entre 16 e 67 anos, estar em boas condições de saúde, estar alimentado, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.

"A doação de sangue é fundamental o ano inteiro. Porém, neste período de festas de fim de ano, este ato de solidariedade torna-se ainda mais necessário para evitar a redução dos estoques neste período e também no início do próximo ano", afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede da Secretaria.

Há mais de 100 postos de coleta de sangue em todo o Estado. Para conferir a localização e o telefone de contato de cada um deles basta acessar o site www.saude.sp.gov.br/doesangue.
Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado