Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

¿Quadrilátero da Saúde de SP¿ entra no clima do Natal

Visita do Papai Noel, apresentação do corais e homenagem a pacientes internados via rede social Instagram mobilizam iniciativas de humanização no Instituto do Câncer, Emílio Ribas e Hospital das Clínicas

O chamado "Quadrilátero da Saúde de São Paulo", em Cerqueira César, zona oeste da capital paulista, entrou definitivamente no clima do Natal. Iniciativas de humanização mobilizam os três grandes hospitais ligados à Secretaria de Estado da Saúde na região até o próximo dia 25.

No Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o Papai Noel visita as crianças internadas hoje, 20 de dezembro, às 13h30. Ele entregará presentes e livros aos pacientes internados.

Já o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade referência em tratamento de doenças infectocontagiosas usará a rede social de fotos Instagram (aplicativo que funciona por celular e tablets) para levar uma mensagem de esperança a todos os pacientes internados.

O objetivo da campanha "Uma foto, um sorriso", promovida em parceria com a Agência Tudo, é levar mensagens positivas e proporcionar o sorriso dos pacientes que estão internados no hospital, longe de seus familiares nesse período de confraternização.

Os pacientes receberão as mensagens como cartões de Natal, por meio de uma grande impressora de cartões em formato de totem, que funciona em tempo real, instalada no Emílio Ribas.

Pessoas de todo o país podem participar postando uma foto e uma mensagem pelo Instagram, utilizando a hashtag #umafotoumsorriso. Automaticamente, as imagens serão transformadas em cartões personalizados, que serão entregues por voluntários para os pacientes que estiverem internados no hospital até o final da tarde desta sexta-feira, dia 21 de dezembro.

Os pacientes que passam por tratamento no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) também programou diversas ações para levar a alegria das festas de final de ano para quem passa por tratamento.

Para esta sexta-feira, 21 de dezembro, o instituto preparou uma serenata para quem passar pelo local. O grupo "Seresteiros de Diadema", composto por um quarteto, percorrerá as unidades de exames de imagens, ambulatórios clínicos e cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia. As canções programadas fazem parte de repertório de músicas populares natalinas.

A sexta-feira também será dia de arrumar as unhas. Por meio de projeto intitulado "Ateliê das Unhas", uma profissional do Icesp irá decorar as unhas de pacientes e acompanhantes do Ambulatório de Quimioterapia durante todo o dia.

Ainda no dia 21 a Cozinha Experimental, por meio da equipe de nutrição, irá ensinar os presentes a preparar biscoitos natalinos. Tudo o que for produzido será distribuído, no dia de Natal, para os pacientes internados. A ideia é que mais de 400 pacientes recebam a lembrança.

Para completar a programação, a equipe da nutrição elaborou um cardápio especial de Natal para aqueles que estiverem internados e liberados de uma dieta restritiva. Para a ceia de Natal, servida na noite do dia 24 de dezembro, haverá sopa natalina (feijão branco com mix de pimentões), arroz com brócolis e cenoura ralada, salpicão de legumes, peito de peru à Califórnia, farofa natalina e, de sobremesa, creme de maracujá texturizado com calda e hortelã.

No dia de Natal, 25 de dezembro, será oferecido um almoço com um cardápio diferenciado: arroz branco com uva passa, salada de batata, escalope de carne ao pesto e legumes gratinados. De sobremesa, manjar de coco com calda de frutas vermelhas, além de minipanetones.

"São pequenos gestos que carregam um grande significado para as pessoas que se encontram em um momento delicado, por vivenciarem o tratamento oncológico. O Natal é uma data mágica, quando as esperanças se renovam e os ânimos se reabastecem para jamais abandonar a luta", afirma a coordenadora de humanização do Icesp, Maria Helena da Cruz Sponton.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo fica na Av. Dr. Arnaldo, 251.

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas fica na avenida Dr. Arnaldo, 165.

O Instituto da Criança do HC-FMUSP fica na avenida Dr. Eneas de Carvalho Aguiar, 647.


Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado