Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Pacientes com câncer devem ter cuidados redobrados com a saúde bucal

Quimio e radioterapia podem provocar efeitos colaterais, deixando a boca mais sensível, alerta especialista do Instituto do Câncer de SP

Quimio e radioterapia podem provocar efeitos colaterais, deixando a boca mais sensível, alerta especialista do Instituto do Câncer de SP

Apesar de ser muito importante para o tratamento do câncer, a quimioterapia e a radioterapia podem desencadear alguns sintomas que, quando não tratados, prejudicam a saúde da boca e, até mesmo, o tratamento do câncer. Por isso, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, faz um alerta: os cuidados com a higiene bucal durante o tratamento da doença devem ser ainda mais rigorosos.

Cada pessoa reage de maneira diferente à quimio e à radioterapia, mas alguns efeitos colaterais são mais comuns, deixando os dentes, a gengiva e a mucosa sensíveis. Entre as queixas frequentes estão a perda de paladar e o surgimento de mucosite (feridas), xerostomia (boca seca), candidose (infecção por fungos conhecida como sapinho) e cárie de radiação. Estes sintomas podem ser temporários ou permanentes, dependendo do local e tipo de tumor, assim como da dose das medicações utilizadas.

É importante destacar que é possível prevenir e controlar estes problemas, e a principal ferramenta para isto é a manutenção rigorosa da higiene bucal. Além disso, o paciente precisa de cuidado odontológico antes, durante e após as terapias para o câncer.

"Consultas periódicas com o dentista são sempre essenciais. No caso do paciente oncológico, essa necessidade se acentua ainda mais. Estas pessoas deverão receber cuidados odontológicos especiais por toda a vida", explica Thais Brandão, cirurgiã-dentista que coordena o Ambulatório de Odontologia do Icesp.

Confira algumas regras essenciais para a manutenção da saúde bucal:

- Cuide detalhadamente da higiene. Passar fio dental, escovar cuidadosamente os dentes, a gengiva e a língua após as refeições é fundamental. Neste processo, indica-se o uso de escovas com cerdas macias e creme dental com fluor.
- Quem faz uso de dentaduras deve certificar-se de que o aparelho está bem ajustado a sua boca. Ela deve ser limpa diariamente, com auxílio de uma escova de dentes. Se possível, diminua o tempo de uso do objeto; nos momentos em que não estiver sendo utilizada, mantenha a dentadura seca ou submersa em água misturada a uma colher de café de água sanitária.
- Mantenha a boca úmida. Além de beber água frequentemente, mascar chicletes sem açúcar e utilizar saliva artificial podem ajudá-lo.
- Evite o uso de enxaguantes bucais com álcool e de palitos de dente.
- Não consuma bebidas alcoólicas ou produtos derivados do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo e fumo para mascar).
- Consulte um dentista regularmente.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado