Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

SP tem plantão para testes de HIV no final de semana

 687 unidades de saúde estarão abertas em 255 cidades para a Campanha ‘Fique Sabendo’

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mobilizou 687 unidades de saúde em todo o Estado que farão plantão neste final de semana para a realização de testes gratuitos para detecção do HIV.

 

A iniciativa faz parte da campanha “Fique Sabendo”, que tem como objetivo incentivar a realização dos exames e, paralelamente, combater o preconceito e o medo do exame que pode identificar precocemente a infecção pelo vírus da Aids, ajudando a salvar vidas.

 

Cerca de 100 mil exames devem ser realizados gratuitamente no Estado até o próximo dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids. As pessoas que têm dificuldade para ir a uma unidade de saúde de segunda a sexta poderão aproveitar o plantão deste final de semana. Algumas unidades irão funcionar apenas no sábado e outras, no domingo (veja nos arquivos em anexo).

 

Dos 100 mil exames disponibilizados para a campanha, 25 mil serão testes rápidos, que ficam prontos em cerca de 30 minutos. Ao todo, 40 mil profissionais de saúde estarão envolvidos na campanha, promovida em parceria com as secretarias municipais de Saúde.

 

Dados do Programa Estadual DST/Aids apontam que nove pessoas morrem por dia em decorrência da Aids e que 50% desses óbitos estão relacionados ao diagnóstico tardio da infecção.

 

“A campanha visa disseminar que os testes são disponibilizados à população gratuitamente  em toda a rede pública de saúde. É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o exame para descobrirem se são ou não portadoras do vírus HIV”, afirma a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna.

 

Quem tiver o vírus detectado em exame receberá orientação e encaminhamento imediato para acompanhamento médico adequado à doença.

Segundo Karina Wolffenbüttel, coordenadora da campanha Fique Sabendo, é importante ressaltar ainda que os testes serão realizados por equipes profissionais treinadas e que o atendimento é individual. “Todo o processo é feito de forma cautelosa e sigilosa”, afirma Karina.

 

A população poderá consultar gratuitamente o Disque DST/Aids (0800-16-25-50) para verificar qual a unidade de saúde mais próxima onde a campanha será realizada. O serviço funcionará em horário especial, das 7h às 19h, diariamente, neste período de mobilização.

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado