Saúde investirá R$ 60 milhões para modernizar e ampliar hospital de referência no interior de SP

A Secretaria de Estado da Saúde irá investir cerca de R$ 60 milhões para ampliar e modernizar as instalações do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, um de seus principais hospitais de referência no interior de São Paulo. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 22 de março, em Sorocaba, pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

Os recursos serão utilizados na construção de um prédio de internações totalmente novo, anexo ao Hospital Regional, que contará com 220 leitos, dos quais 40 de UTI, centro cirúrgico com seis salas e serviços de radioterapia e hemodinâmica.

Além de modernizar o atendimento referenciado, realizado atualmente para aproximadamente 90 mil pacientes por mês, as novas instalações deverão ampliar em até 80% a capacidade de realização de cirurgias no complexo.

O novo prédio, com 13,6 mil m2, deverá ter suas obras iniciadas no segundo semestre deste ano, com previsão de entrega no início de 2013. Atualmente, o serviço conta com um orçamento anual de R$ 130 milhões e 400 leitos de internação, dos quais 250 estão localizados no Hospital Regional e 150 no Hospital Leonor Mendes de Barros.

O prédio do Hospital Regional também passará por reformas e adequações. Já o Hospital Leonor Mendes de Barros, integrante do complexo, será adaptado para receber a sede administrativa do CHS, além dos serviços de hemodiálise e hospital-dia.

No projeto de reforma e ampliação serão utilizadas tecnologias de construção sustentável, com o uso de aquecimento solar para água e solução de iluminação eficiente e econômica, e utilização eficiente da água, com torneiras e bacias de baixo consumo e aproveitamento da água de chuva.

“Na prática a região de Sorocaba terá um novo hospital, mais moderno e eficiente, para atender com qualidade aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). É um investimento importante e essencial, para garantir que a população tenha assistência médica e hospitalar adequada”, afirma o secretário Guido Cerri.

Referência para 48 municípios da região de Sorocaba, o CHS oferece atendimento especializado nas áreas de hemodiálise, traumatologia, neurocirurgia e urgência e emergência de alta complexidade, entre outras.