Interior tem as três melhores maternidades públicas de SP

Em primeiro lugar, com nota média 9,21, ficou a maternidade do Hospital de Base de São José do Rio Preto, seguido pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e pelo o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) do HC de Campinas.

Na capital, pacientes elegem Hospital Estadual de Sapopemba como a melhor da categoria, segundo Pesquisa de Satisfação dos Usuários do SUS

O interior de São Paulo tem as três melhores maternidades públicas do Estado. É o que aponta a mais recente Pesquisa de Satisfação dos Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), promovido pela Secretaria de Estado da Saúde com a participação de 204,4 mil pacientes, entre julho e dezembro de 2010.

Em primeiro lugar, com nota média 9,21, ficou a maternidade do Hospital de Base de São José do Rio Preto, seguido pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e pelo o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) do HC de Campinas (veja relação abaixo). A melhor maternidade pública da capital, segundo as pacientes, é o Hospital Estadual de Sapopemba, da Secretaria, posicionada em quarto lugar no ranking do Estado.

As usuárias receberam formulários e puderam encaminhar suas respostas por meio de carta, internet e telefone, avaliando quesitos como a satisfação com o atendimento prestado por médicos e outros profissionais, qualidade das instalações onde a paciente foi internada, permissão para acompanhante, permanência do bebê com a mãe no quarto e procedimentos de analgesia para evitar a dor durante o trabalho de parto.

O objetivo do projeto é monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública.

Melhor maternidade pública do interior, o Hospital de Base de São José do Rio Preto é um complexo médico-assistencial e hospitalar, composto por 574 leitos, dos quais 77 destinados de UTI (Unidades de Terapia Intensiva). Realizou, em 2010, 26,4 mil internações e 1,6 mil partos. Possui uma das maiores emergências do interior paulista, com atendimento mensal de 10 mil pacientes. Já o Hospital Estadual de Sapopemba – a melhor maternidade da capital – tem 169 leitos SUS para internação, distribuídos em uma área de 13.700 m2. Em 2010, realizou 13,4 mil internações e 3,5 mil partos.

“O aperfeiçoamento da assistência às gestantes e ao parto, aliado à humanização do atendimento, vem contribuindo de forma decisiva para melhorar o atendimento nas maternidades e reduzir os índices de mortalidade infantil no Estado”, afirma o secretário do Estado da Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.

Ranking e notas das 10 melhores maternidades públicas, eleitas pelo usuários SUS/SP

1º - Hospital de Base de São José do Rio Preto – 9,210
2º - Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – 9,162