Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

43% das quedas de idosos ocorrem dentro de casa

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que 43% das quedas de idosos ocorrem dentro de suas próprias casas.

Secretaria promove nesta semana série de atividades com alertas sobre os danos provocados à saúde pelas quedas

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que 43% das quedas de idosos ocorrem dentro de suas próprias casas. O estudo foi feito com 108 idosos frequentadores do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na capital paulista. Do total de idosos entrevistados, 63% apresentaram mais de um episódio de queda.

Nesta semana, a Secretaria promove no Centro de Referência do Idoso(CRI) da Zona Norte, outra unidade especializada da pasta, uma série de atividades gratuitas para orientar os idosos sobre quedas, incluindo temas como “Tontura e quedas” e “Como a atividade física pode prevenir quedas”. Haverá palestras, testes gratuitos de acuidade visual e sessões de alongamento e ginástica (veja programação abaixo)

Os fatores que levam idosos a quedas incluem a fraqueza de membros inferiores, pouca flexibilidade, falta de equilíbrio e déficit visual, além de riscos domésticos (pisos escorregadios, tapetes e objetos no chão), entre outros.
“Nosso objetivo é conscientizar não apenas a população idosa, mas também aqueles que convivem com os idosos, sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir problemas maiores”, diz Christine Brumini, coordenadora do setor de reabilitação do CRI Norte.

O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte fica na rua Augusto Tolle, 978, em Santana. Clique aqui e confira as atividades programadas no local.

Publicado por Assessoria de Imprensa em

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado